25/3/2021
Em tempos de pandemia, entrar em contato com muitos objetos externos pode ser bastante perigoso por ser uma possível forma de contágio com o coronavírus. Já pensou que útil seria se você pudesse realizar todas as suas compras sem tocar no cartão ou puxar dinheiro da carteira? Isso já é possível com as carteiras digitais! Basta apenas um toque no seu smartphone ou smartwatch e suas compras já serão pagas. Incrível né?
Mas o que é uma carteira digital?
Uma carteira digital, ou e-wallet, nada mais é do que um serviço que armazena dados de pagamento de um perfil. Com ela, você pode incluir cartões de crédito e débito – em algumas, até dinheiro – para realizar transações entre lojas físicas e online usando um dispositivo digital.
Ela é uma versão virtual da carteira comum, em vez de guardar dinheiro físico, você pode optar por armazenar cartões e dinheiro de forma eletrônica. Assim, você pode realizar compras presenciais e virtuais sem precisar carregar sua carteira por aí, você precisa apenas estar com o seu dispositivo.
Como funciona?
Na hora de realizar um pagamento, ao invés de usar seu cartão ou entregar dinheiro, você escolhe realizar o pagamento com a sua carteira digital, o que pode acontecer por aproximação ou por QR Code.
Atenção! Para que essa transação funcione, a loja precisa aceitar pagamentos por aproximação ou QR Code, e você deve ter alguma forma de pagamento cadastrada no aplicativo.
Algumas lojas online, já apresentam algumas carteiras disponíveis como método de pagamento. Neste caso, basta selecionar a carteira e digitar seu PIN (senha de acesso ao aplicativo) para aprovar o pagamento.
Carteiras digitais mais conhecidas
Elas já fazem parte do nosso dia a dia e, com certeza, você já deve ter ouvido falar sobre alguma delas por aí. Confira as mais conhecidas
- PicPay
- Mercado Pago
- Samsung Pay
- Google Pay
- Apple Pay
- Pay Pal
Como fazer um pagamento com uma carteira digital?
Para lojas presenciais, você pode pagar usando o aplicativo para ler o QR Code apresentado pela loja ou aproximando o seu dispositivo da maquineta.
Se optar por QR Code, lembre-se que tanto a loja, como a sua carteira digital devem aceitar essa modalidade de pagamento. Afinal, não são todas as carteiras que oferecem essa opção.
Já se o seu pagamento for por aproximação, o processo é bem semelhante ao que acontece com os cartões contactless, só que, ao invés de aproximar seu cartão de crédito, você irá aproximar o seu smartphone. Para que tudo dê certo, sua carteira digital deve oferecer essa modalidade e a loja precisa ter uma maquininha de cartão que aceite pagamento por aproximação.
Para lojas online, o processo é diferente. As próprias lojas virtuais é que devem oferecer esta opção de pagamento na hora de finalizar a compra.
Se a loja aceitar sua carteira, ela deve aparecer como um dos métodos de pagamento, ao lado de cartões de crédito e boleto bancário.
Ao clicar nessa opção, você será direcionado para fazer login na sua carteira digital. Após isso é só escolher o cartão de sua preferência e inserir o PIN para aprovar a transação.
Tenha cuidado
Como todo pagamento online, as carteiras digitais precisam de alguns cuidados para garantir sua segurança. Veja algumas dicas:
- Cadastre uma senha forte
Não use uma senhas repetidas, ou que seja de descobrir, como datas e nomes. Lembre-se que nesse aplicativo estarão salvos seus cartões de crédito, assim, procure cadastrar uma senha longa e que mescle caracteres diferentes como números, letras e pontuações.
- Autorize compras apenas quando o celular estiver desbloqueado
Isso impede que qualquer pessoa que tenha acesso ao seu celular, mesmo que não saiba a senha, realize um pagamento.
- Se você for roubado, bloqueie imediatamente todos os cartões cadastrados
Com isso você impede o ladrão de realizar compras, mesmo que consiga acessar sua carteira.