Acessibilidade

Novos membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da Capef tomam posse em solenidade no Banco do Nordeste

Novos membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da Capef tomam posse em solenidade no Banco do Nordeste
12/11/2025
Novos membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da Capef tomam posse em solenidade no Banco do Nordeste
12/11/2025
Ver informativoVer informativo
Novos membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da Capef tomam posse em solenidade no Banco do Nordeste
12/11/2025

A manhã desta terça-feira (11/11) foi marcada por um momento de renovação para a Capef. Em solenidade realizada no auditório da Presidência do Banco do Nordeste, tomaram posse os novos membros indicados pelo Patrocinador para os Conselhos Deliberativo e Fiscal da Entidade. A cerimônia contou com a presença do presidente interino do BNB, Wanger Antonio de Alencar Rocha, além de outros dirigentes do Banco e Capef.


O modelo de governança da Capef prevê composição de conselheiros eleitos pelos Participantes e indicados pelo Patrocinador, garantindo pluralidade de visões e equilíbrio nas decisões colegiadas. A posse marca a renovação do quadro de conselheiros indicados para o ciclo 2025–2029, em substituição aos membros cujo mandato foi encerrado em 31 de outubro de 2025.


Deixaram os cargos os conselheiros Luiz Abel Amorim de Andrade (Titular CD), Emiliano Estevão da Paz Portela (Suplente CD), Hailton José Fortes (Titular CD), Luiz Eduardo Magalhães de Freitas (Suplente CD), Wamberg Glaucon Chaves de Oliveira (Titular CF), João Robério Pereira de Messias (Suplente CF), Luiz Sérgio Farias Machado (Titular CF) e Irenaldo Rubens Nunes Soares (Suplente CF).


Para o novo mandato, foram empossados:


Conselho Deliberativo
  • Thiago Alves Nogueira (titular - reconduzido) e Alexandre Silva Cavalcante (suplente)
  • Sandra dos Santos Souza Lisbôa (titular) e Neylson Moreira Bezerra (suplente)
  • Luiz Sérgio Farias Machado (titular - antes no Conselho Fiscal) e Lívio Tonyatt Barreto da Silva (suplente)
Conselho Fiscal
  • Antônio Jorge Pontes Guimarães Junior (titular) e Ticiana Pinto Rangel (suplente)
  • Layanne Morais Farias (titular) e Angélica Albuquerque de Paiva (suplente)


CLIQUE AQUI PARA VER COMO FICOU A COMPOSIÇÃO DOS CONSELHOS APÓS AS ALTERAÇÕES

Compromisso com o futuro

A cerimônia foi aberta pelo Diretor Presidente da Capef, Ocione Mendonça, que destacou a importância do momento como símbolo de continuidade e fortalecimento da governança. Em sua fala, ele ressaltou o papel estratégico dos conselheiros na condução das decisões e na fiscalização dos atos de gestão, além de reconhecer as conquistas recentes da Entidade.

“Este é um momento que simboliza não apenas o ingresso de novos membros, mas a renovação do compromisso coletivo com os nossos Participantes e com o futuro da Capef”, afirmou.


Ocione apresentou dados sobre o crescimento da Entidade, que já acumula mais de R$ 7 bilhões em patrimônio, e citou o desempenho dos Planos BD, CV I e Família em 2025, todos com resultados acima das metas.

“A Diretoria e toda a equipe da Capef estão à disposição para garantir uma transição harmônica e colaborativa”, completou.


Valorização da experiência e continuidade da governança


Representando o Conselho Fiscal, o atual Presidente do colegiado, Jorge Antonio Bagdeve, agradeceu aos colegas que o acompanharam e desejou sucesso aos novos membros:

“Encontrei no Conselho colegas participativos e técnicos, que contribuíram decisivamente para a condução dos trabalhos. Tenho plena confiança nas pessoas que assumem agora, pois conheço a competência e o comprometimento de cada uma delas. A Capef está muito bem servida”.


Em seguida, a Diretora de Administração do Banco do Nordeste, Ana Teresa Barbosa de Carvalho, destacou a relevância da governança colegiada, destacando  a liderança feminina presente nesta nova composição e a importância da Capef como instrumento de segurança para os empregados do Banco:

“A governança é o coração de uma instituição. É nesse espaço plural que tomamos decisões que impactam vidas e constroem o futuro de muitas famílias. A cada novo ciclo de gestão, reafirma-se o compromisso com a sustentabilidade e a inovação”.

Novos compromissos nos Conselhos


Após as assinaturas dos termos de posse, a palavra foi concedida aos novos dirigentes.


Sandra dos Santos Souza Lisbôa, que assume a presidência do Conselho Deliberativo, destacou o senso de responsabilidade e o propósito coletivo que guiam o novo ciclo:

Nova Presidente do Conselho Deliberativo, Sandra Lisbôa

“Assumimos este Conselho alinhados ao propósito da Capef de proporcionar uma vida financeira melhor para os nossos Participantes, hoje e no futuro. Temos o compromisso de fortalecer a governança e contribuir para resultados consistentes e sustentáveis”.


Já a nova membra do Conselho Fiscal, Layanne Morais Farias, ressaltou o papel do colegiado na garantia da transparência e da integridade da Entidade:

Layanne Morais discursou como representante dos novos membros do Conselho Fiscal
“Representar os interesses dos Participantes e Assistidos vai além do conhecimento técnico. É também compreender os desafios e as necessidades de uma instituição que é tão valiosa para milhares de pessoas. Atuaremos com independência, transparência e espírito de colaboração”.


Encerramento


O Presidente interino do Banco do Nordeste, Wanger Antonio de Alencar Rocha, encerrou a solenidade. Ele destacou o orgulho em ver profissionais experientes assumindo uma missão de tamanha responsabilidade e relembrou, em tom pessoal, sua própria condição de aposentado.

Presidente interino do Banco do Nordeste, Wanger Antonio de Alencar Rocha


Wanger comentou que, ao ouvir as falas dos novos conselheiros, ficou evidente o preparo e a seriedade de todos, e que isso transmite tranquilidade aos funcionários e Participantes. Ele reforçou que somente quem já é aposentado entende plenamente a importância do trabalho desenvolvido pela Capef e a segurança que ela proporciona a milhares de famílias.

“Escutando as falas de quem está assumindo essa responsabilidade, dá pra sentir que a Entidade está em boas mãos. Falo também como aposentado, a gente sabe o quanto esse trabalho é importante para garantir tranquilidade lá na frente”, afirmou.


O presidente concluiu reforçando a parceria entre o Banco do Nordeste e a Entidade:

“O Banco é parceiro da Capef e a Diretoria Executiva se coloca à disposição para seguir trabalhando junto, sempre pelo melhor para os nossos funcionários”.

Conheça os novos conselheiros


Conselho Deliberativo


Sandra dos Santos Souza Lisbôa é graduada e pós-graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e possui três especializações: em Gestão Empresarial e em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria (ambas pela Fundação Getulio Vargas – FGV) e em Gestão de Investimentos (Universidade Estácio de Sá). Detém certificações profissionais da ANBIMA (CPA-20, CGA, CGE e CFG), da Apimec (CNPI) e da Febraban, na área de Ouvidoria, além de possuir autorização da CVM para prestação de serviços de administração de carteiras de valores mobiliários. Com mais de duas décadas de atuação no Banco do Nordeste do Brasil, iniciou sua trajetória na instituição como trainee, em 2000, e desde então ocupou posições de destaque nas áreas financeira e de investimentos, incluindo a função de Diretora de Ativos de Terceiros. Atualmente, exerce o cargo de Superintendente de Operações Financeiras e de Mercado de Capitais.


Thiago Alves Nogueira é Economista (UFC) e Administrador de Empresas (UECE), com especialização em Gestão de Negócios e Competências Digitais (UNOPAR), mestrado em Economia com concentração em Finanças e Seguridade (UFC) e doutorado em Contabilidade e Administração (FUCAPE). Atua como Conselheiro da Capef há quatro anos e já exerceu, por cerca de cinco anos, o cargo de Diretor Estatutário do Banco do Nordeste. Tem experiência em instituição de referência no mercado financeiro internacional (HSBC) e foi Coordenador de Pesquisas e Projetos do Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da Universidade Estadual do Ceará (IEPRO/UECE). Atualmente, é Gestor do Ambiente de Operações Financeiras de um dos maiores bancos de desenvolvimento regional da América Latina (BNB) e Vice-Presidente do Conselho da Capef. Possui as principais certificações profissionais exigidas pelos órgãos reguladores e autorreguladores dos mercados financeiro e de capitais: ICSS, CNPI, CGA, CGE, CFG, CPA, CEA e CCA IBGC.


Luiz Sérgio Farias Machado é mestre em Administração de Empresas e graduado em Engenharia Agronômica, com especializações em Marketing e Planejamento Estratégico pela Fundação Dom Cabral e Kellogg Graduate School of Management, em Administração Rural pela Universidade Federal de Viçosa e em Desenvolvimento Rural Sustentável, pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) em parceria com o Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação da Espanha. Com ampla trajetória no Banco do Nordeste do Brasil, onde atua há mais de duas décadas, exerceu funções de destaque nas áreas de agronegócio, microfinanças e varejo, incluindo as posições de Superintendente de Agricultura Familiar e Microfinança, Superintendente de Negócios de Varejo e Agronegócios e, atualmente, Superintendente de Agronegócio e Microfinança Rural. Paralelamente à carreira executiva, atuou como professor universitário na Universidade Estácio de Sá, ministrando disciplinas de planejamento, empreendedorismo, administração geral e estratégica e marketing.


Conselho Fiscal


Layanne Morais Farias é Bacharel em Administração (AIEC) e em Direito (Unifor), com Pós-Graduação em Direito Público com Ênfase em Direito e Processo do Trabalho (Unice), MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria (FGV) e MBA em Marketing Digital (Fitec). Possui também Certificação Profissional ANBIMA – CPA-20. Ingressou no Banco do Nordeste em 2005 como Analista Bancária, tendo ocupado diversas funções de gestão, tanto em Agências quanto na Direção Geral. Atuou como Gerente do Ambiente de Centrais de Administração e Recuperação de Crédito e, atualmente, exerce o cargo de Coordenadora do Projeto Estratégico de Cessão de Créditos e Recuperação de Ativos Estressados.


Antônio Jorge Pontes Guimarães Junior é mestre em Administração (UNIFOR), com pós-graduações em Auditoria e Controladoria — pela Universidade de Fortaleza em parceria com a Universidade de Brasília (2007) — e em Administração Financeira, pela mesma instituição em parceria com o IBMEC. É graduado em Ciências da Computação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e possui as certificações ANBIMA – CGA, CFG e CPA-20. Funcionário de carreira do Banco do Nordeste do Brasil desde 2003, exerceu diversas funções de destaque, incluindo Superintendente de Operações Financeiras e de Mercado de Capitais (2013–2016), Superintendente Estadual da Bahia (2016–2018), Superintendente de Microfinanças e Agricultura Familiar (2018–2021) e Diretor Financeiro e de Crédito (2019–2020). Atualmente, é Diretor de Ativos de Terceiros do Banco do Nordeste, cargo para o qual foi eleito na 942ª reunião do Conselho de Administração, realizada em fevereiro de 2025.

Avalie este conteúdo!
Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria esse conteúdo para um amigo/familiar?
Obrigado pela sua participação!
Pessoas como você fazem da Capef um lugar melhor para todos :)
Erro ao enviar a pesquisa.