25/9/2025
Você já imaginou pedir ajuda para organizar sua rotina, planejar uma viagem ou até montar uma lista de exercícios em segundos? Pois foi assim, explorando na prática como a Inteligência Artificial já faz parte do dia a dia, que a Capef realizou no dia 24 de setembro a 4ª e última aula do Autonomia Digital. o encontro reuniu 194 Participantes e marcou o encerramento da série, destacando o potencial transformador da tecnologia no dia a dia.
Para quem não pôde acompanhar ao vivo, o evento está disponível na íntegra abaixo:
Na abertura, o Diretor-Presidente da Capef, Ocione Mendonça, destacou a relevância do tema:
- A Inteligência Artificial está cada vez mais presente e já impacta nossa forma de trabalhar, de nos relacionarmos e de viver. É por isso que a Capef abre esse espaço: para discutir como essas mudanças afetam, e ainda vão afetar, a vida de todos nós.
Conhecendo o universo da IA
O instrutor Moisés Gaia, da empresa Mais Vívida, conduziu a apresentação. Ele explicou o conceito de Inteligência Artificial e apresentou ferramentas já conhecidas por muitos: ChatGPT e Gemini, para gerar textos e responder perguntas; DALL·E e MidJourney, que criam imagens; Copilot, que auxilia em planilhas e programação; além dos assistentes de voz, como Alexa e Siri.
Na prática, o foco foi o ChatGPT. Moisés mostrou que a chave para obter boas respostas está nos prompts, os comandos dados à IA. Para ilustrar, fez perguntas em diferentes níveis de detalhamento: de “Fale-me sobre cachorros” até “Quais raças de cachorro são recomendadas para apartamentos com crianças pequenas?”. O exercício mostrou como a clareza e o contexto tornam as respostas mais úteis.
Ele também ressaltou as limitações da tecnologia: a IA pode errar, não substitui o julgamento humano e depende da forma como a pergunta é feita.
Evolução do chatbot da Capef
Na sequência, Edivandro Silva, da equipe de Relacionamento, apresentou a evolução do chatbot da Capef no WhatsApp. O serviço, que hoje já oferece autoatendimento, será atualizado na próxima semana com uma camada adicional de Inteligência Artificial. A novidade permitirá que o Participante escreva livremente o que deseja, e o sistema entenderá a solicitação, sem necessidade de escolhas por menu.
O Diretor de Previdência, Henrique Tinoco, reforçou que a inovação não substituirá o atendimento humano:
- Quando o Participante precisa de serviços simples, como comprovante de rendimentos ou margem de empréstimos, a prioridade é ter agilidade. Mas quem precisar de uma análise mais detalhada continuará contando com nossa central e possibilidade de agendamento. A tecnologia vem para acelerar o que precisa ser rápido, sem transformar a relação com a Capef em algo robotizado.
Avaliação e depoimentos
A aula foi bem avaliada, com nota média de 9,5. No encerramento, foi aberto espaço para comentários e depoimentos, que mostraram o impacto positivo da iniciativa.
- Gostei muito da didática. O exemplo de Recife me chamou atenção: eu mesma estive lá sem saber onde comer e tive que ligar pra família toda. Se soubesse do GPT, teria resolvido em minutos. Achei de uma praticidade incrível - contou Patrícia Neves.
- É fundamental trazer esse tipo de aula, principalmente para pessoas idosas, que são alvo de golpes digitais. Tenho alertado muita gente sobre clonagem de voz e mensagens falsas. Esse tipo de iniciativa precisa continuar - reforçou Aécio Santos.
Encerramento da série
Com essa edição, a Capef concluiu o ciclo de quatro encontros do Autonomia Digital. Quem não acompanhou pode rever as demais aulas:
• Aula 1: Navegação Segura – saiba como se prevenir dos golpes digitais
• Aula 2: Domine as configurações do seu celular
• Aula 3: Aprenda a se conectar melhor
E, como presente final, está disponível o e-book “Independência Financeira: como transformar objetivos em conquistas”, que pode ser acessado clicando na imagem a seguir.