16/10/2025
A Capef teve renovado o Selo de Autorregulação em Governança Corporativa, concedido pelo Conselho de Autorregulação formado pela Abrapp, Sindapp e ICSS. A certificação, agora válida até setembro de 2028, reconhece a aderência da Entidade às boas práticas de gestão, transparência e integridade no sistema de Previdência Complementar Fechada.
Lançado em 2019, o Código de Autorregulação em Governança Corporativa define um conjunto de normas e princípios que orientam as Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) na adoção de estruturas mais eficientes e sustentáveis de gestão. A adesão é voluntária, e o selo é concedido após auditoria independente conduzida pelo ICSS, que verifica a conformidade da Entidade com as exigências do código.
A Capef aderiu ao programa em 2021 e conquistou o selo pela primeira vez em 2022. Desde então, tem mantido e aprimorado seus processos de governança. A nova avaliação considerou, inclusive, a versão mais recente do código (mais robusta e criteriosa), o que demonstra o compromisso da Entidade com a melhoria contínua.
“Manter o selo é uma demonstração de que a Capef segue evoluindo, com processos auditados por instituições externas e independentes, garantindo confiança aos nossos Participantes, Assistidos e patrocinadores”, destaca o Diretor-Presidente, Ocione Mendonça.
Atualmente, apenas 21 fundações no país possuem o Selo de Governança. A Capef figura nesse grupo seleto desde 2022, consolidando sua reputação como uma das Entidades mais bem avaliadas do setor.
A boa avaliação também foi confirmada pela Previc, que atribuiu à Capef nota 1,8 em seu rating geral de governança, em uma escala de 1 a 4, onde 1 representa o nível máximo de maturidade. O resultado indica que os processos da Entidade estão entre os graus “consolidado” e “em processo de otimização”, o que, na prática, significa governança consistente e em permanente aperfeiçoamento.
“A certificação reforça a credibilidade e a transparência da Capef em um momento importante, de expansão do Plano Família e de novos desafios. Ela mostra que atuamos acima do mínimo regulatório, sempre em busca das melhores práticas do mercado”, complementa Ocione Mendonça.
Veja também
- Consultoria externa atesta qualidade da gestão de investimentos da Capef
- O futuro da Previdência em Debate - Capef realiza 32º Seminário de Investimentos e Benefícios