27/8/2025
Representada pelo Diretor Presidente, Ocione Mendonça, a Capef participou do lançamento da Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento da Previdência Complementar Fechada, realizado no dia 26 de agosto, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).
A iniciativa, conduzida pela ABRAPP (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar), já conta com o apoio de 208 parlamentares e tem o objetivo de expandir, entender e defender o setor e os órgãos de supervisão. O objetivo é valorizar o modelo fechado de previdência complementar, fundamental para a segurança financeira de milhões de brasileiros e para o desenvolvimento econômico do país.
Um espaço de diálogo e fortalecimento
O lançamento reuniu mais de 300 pessoas, entre parlamentares, dirigentes de entidades, participantes e representantes da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).
A ideia é criar um espaço permanente de diálogo com o Congresso para propor melhorias de gestão, defender direitos dos participantes e ampliar o alcance da previdência complementar.
Segundo o diretor-superintendente da Previc, Ricardo Pena, “pela sua pujança econômica, o setor merecia essa Frente Parlamentar para captar e difundir um esforço de articulação”. Ele destacou que atualmente existem 180 projetos em tramitação no Congresso e que grande parte deles impacta diretamente o setor.
- Muitas vezes, esses projetos estão repletos de desinformação, o que acaba prejudicando a previdência fechada e os trabalhadores que acreditam nesse modelo. Por isso, essa Frente tem um trabalho fundamental para atuar na melhoria do modelo da poupança previdenciária de longo prazo, ajudando a gerar emprego, renda e a desenvolver o país - disse ao portal Gov.br.
Oportunidade para o avanço
Ao participar do evento, Ocione Mendonça reforçou a posição da Capef como Entidade comprometida com o fortalecimento da previdência complementar fechada.
- É fundamental que o setor seja entendido e respeitado como um segmento estratégico para garantir o futuro das próximas gerações. A Frente Parlamentar representa uma oportunidade de avançarmos nessa direção - destacou.