26/8/2020
Findou, na última sexta-feira, 21 de agosto de 2020, o prazo para o registro de candidatura para o processo eleitoral do novo Ouvidor da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil. A Comissão Eleitoral da CAPEF, após analisar e validar a documentação disponibilizada pelos candidatos, decidiu por habilitar os seguintes nomes para o pleito eleitoral.
CANDIDATOS HABILITADOS
José Zelízio - Candidato Nº 1

José Zelízio é Bacharel em Administração, Especialista em Controladoria (curso interrompido), trabalhou no BNB entre 1968 e 2004, exercendo em agências funções desde Caixa-Executivo a Gerente Geral (em 23 anos) e Auditor na Direção Geral por 13 anos. Concluiu com êxito vários cursos de aperfeiçoamento profissional e de liderança. Associado fundador da CAPEF e da CAMED.
Trabalhou nas agências de Ouricuri, Natal-Centro, Salgueiro, Vitória da Conquista, Petrolina e Metropolitana Aldeota. Auditor entre julho de 1991 a fevereiro de 2004. Depois da aposentadoria, exerceu as seguintes atividades: Assessor e Coordenador de Auditorias da Secretaria da Controladoria do Estado do Ceará (SECON - 2004 – 2006); Auditor-Chefe da Camed Saúde e primeiro presidente do Comitê de Ética (2006 a 2009); Auditor do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (2011 a 2013); Diretor do BNB Clube de Fortaleza (2012 a 2014); Diretor Financeiro e de Controle do Instituto Nordeste Cidadania – INEC (2013 a 2017) e Coordenador Financeiro e Administrativo da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (2018). Segmentos em que detém experiências: Bancário (BNB – 36 anos); Público (Governo do Estado do Ceará – 4 anos); Privado (Camed Saúde – 3 anos); Judiciário (TJCE – 2 anos); Terceiro Setor (INEC/Crediamigo e Agroamigo – 4,5 anos); Social (BNB Clube – 3 anos).
Contato: Zalalencar@yahoo.com.br
PROPOSTAS
- Cumprir com imparcialidade, transparência, equilíbrio, empatia e probidade o que determinam para o Cargo de Ouvidor o Estatuto da Capef e o Regimento Interno da Ouvidoria;
- Exercer de maneira efetiva, competente e ágil a interlocução entre os Associados Ativos, Aposentados e Pensionistas e os organismos de gestão da CAPEF, de sorte a encaminhar soluções adequadas para as partes das demandas apresentadas;
- Apresentar, sempre que possível, sugestões de melhorias nos canais de relacionamento entre associados e a CAPEF, de modo a fortalecer os laços entre os atores;
- Manter diálogo construtivo e produtivo com as entidades representativas dos associados (AFBNB, AABNB e Sindicatos) e com o BNB, a CAMED e BNB-Clube;
- Cumprir com denodo e confiança os encargos propostos no exercício do mandato de Ouvidor.
Luciano Guerra - Candidato Nº 2

Luciano Guerra foi funcionário do BNB por quase 40 anos sempre em cargos técnicos, tendo se aposentado no começo do ano passado quando foi eleito para ser o Ouvidor da Camed, com mandato de 2 anos que está se encerrando agora. É Mestre em Contabilidade Gerencial pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro e especialista em Avaliação Socioeconômica de Projetos Universidade Católica de Santiago do Chile.
Luciano é professor e autor de vários livros didáticos de contabilidade, faz parte do quadro de instrutores do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará e ocupa a Cátedra n° 37 da Academia de Ciências Contábeis do Estado do Ceará. Foi instrutor do Banco ao longo de todos esses anos, tendo elaborado cursos e sido facilitador da CVA, além de manter o canal https://www.youtube.com/user/Latego
Luciano é Ouvidor do Grupo Camed desde janeiro de 2019 e tem tanto os conhecimentos técnicos como as habilidades interpessoais para atuar na função de Ouvidor com foco na satisfação do cliente. O resultado disso tem sido a aceleração no prazo de resposta dos associados e o aumento da satisfação dos clientes constatada através das pesquisas de satisfação respondidas. Luciano tem certificação em Ouvidoria pela Associação Brasileira de Ouvidores com conceito final 10.
Contato: lucianoguerra@contabilidadedescomplicada.com.br
PROPOSTAS
- Estabelecer um amplo diálogo entre a Caixa e seus associados e patrocinador, no sentido de buscar soluções para os problemas relacionados a financiamentos e empréstimos;
- Lutar pela redução da contribuição do aposentado ao Plano de Previdência;
- Acolher o usuário da Capef com atenção, respeito e atuar com transparência, pautando-se em uma conduta de coerência, imparcialidade e compromisso na busca de uma solução efetiva;
- Fortalecimento da instituição para resistência às ameaças legais e de sustentabilidade;
- Atuar no esclarecimento dos seus direitos e deveres e na prevenção e solução de conflitos, garantindo uma avaliação justa e imparcial às suas demandas;
- Atuar na defesa dos direitos dos usuários dos serviços da Capef;
- Viabilizar um canal de comunicação direto entre o associado e a Capef, atuando como segunda instância administrativa no atendimento de suas manifestações;
- Ampliação do acesso a todos os serviços e informações da Capef;
- Transformar as manifestações legítimas dos usuários dos serviços da Capef em melhorias para os processos de trabalho, desenvolvimento de novos produtos e serviços e mais qualidade para o atendimento ao público, contribuindo para a credibilidade da instituição e a perenidade do negócio;
- Ampliação das ações da Ouvidoria com capilaridade para toda a área de atuação do Banco.
Comissão Eleitoral
Em caso de dúvida, entre em contato com a Comissão Eleitoral pelo telefone (85) 4008-5861 ou por e-mail comissaoeleitoral@capef.com.br.