30/4/2025
O brasileiro trabalha, em média, 40 horas por semana. São mais de 160 horas por mês dedicadas a conquistar segurança e qualidade de vida. O Dia do Trabalho chegou e este é o momento perfeito para se perguntar: e o seu dinheiro? Está contribuindo com esse objetivo ou só te observando ralar?
O que realmente significa seu dinheiro "trabalhar"?
Colocar seu dinheiro para trabalhar significa investir de forma que ele se multiplique continuamente através do poder dos juros compostos. Ou seja: o rendimento de hoje se soma ao valor aplicado e também passa a render amanhã. Quanto mais tempo esse ciclo se repete, maior o impacto.
Vamos a um exemplo prático, usando dados com projeções do Plano CV I da Capef.
Imagine que você contribua com R$ 500 por mês.
Como o plano conta com contribuição paritária do BNB, esse valor dobra, R$ 1.000 são investidos mensalmente.
Considerando algumas variáveis e projeções do Plano, o saldo acumulado seria:

(*Simulação baseada em rentabilidade de 5% a.a. e taxa de carregamento de 3,5% ao mês)
Perceba o impacto do tempo: dobrar o tempo de investimento de 10 para 20 anos não dobra o resultado. Ele mais que dobra.
E estender para 30 anos mais que dobra de novo. É por isso que tempo e constância são aliados poderosos de quem começa cedo.
O custo real de adiar seus investimentos
Adiar a decisão de investir é uma escolha cara. Nosso cérebro, influenciado pelo chamado "viés do presente", costuma priorizar recompensas imediatas, ignorando benefícios maiores no futuro.
Dados recentes da Anbima mostram que apenas 35% dos brasileiros têm o hábito regular de investir, enquanto muitos deixam seu dinheiro parado em contas ou poupança, perdendo a oportunidade de fazer esse dinheiro se multiplicar.
Guardar dinheiro na poupança, por exemplo, pode parecer seguro, mas é uma falsa sensação de proteção.
Nos últimos 10 anos, a poupança teve dificuldades até para superar a inflação: acumulou 78,91%, contra 71,88% do IPCA no mesmo período. Ou seja, praticamente empatou com o aumento do custo de vida, e ainda ficou bem abaixo de investimentos mais eficientes.
É o caso dos planos da Capef, que historicamente vêm superando com folga o desempenho da poupança e apresentando rendimento superior até mesmo ao CDI, índice que representa o retorno médio das aplicações de renda fixa.
Dá uma olhada nesse comparativo dos últimos 10 anos:

Investir para o futuro pode ser mais simples (e vantajoso) do que parece
Além do potencial de rentabilidade no longo prazo, planos de previdência como os oferecidos pela Capef têm vantagens importantes:
• Benefício fiscal para quem declara no modelo completo do IR
• Renda adicional ao INSS
• Benefícios de Proteção Familiar para situações adversas
• Contribuição paritária no Plano CV I (benefício exclusivo)
• Gestão profissional e transparente, com taxas reduzidas e foco no Participante
O Plano Família, por exemplo, foi o segundo plano CD mais rentável do país em 2024, segundo levantamento da Aditus Consultoria com mais de 260 planos analisados.
E o seu futuro, já está em construção?
Neste Dia do Trabalho, o convite é simples: olhe para tudo o que você já construiu com esforço. E pense se seu dinheiro está acompanhando esse ritmo.
Você já trabalha há anos. E seu dinheiro, vai continuar parado? Ou está na hora dele começar a trabalhar por você?
