26/9/2025
Os planos da Capef acumulam, até agosto de 2025, resultados positivos e acima de suas metas ou índices de referência. O desempenho confirma a tendência observada desde o início do ano: maior estabilidade e previsibilidade para os Participantes, diferente do cenário observado em 2024.
Não é que o mercado global e o brasileiro estejam vivendo momentos tranquilos. Muito pelo contrário. A combinação de tensões externas, juros internacionais elevados e instabilidades internas mantém o ambiente econômico cercado de variáveis voláteis.
O cenário positivo é resultado de decisões bem planejadas. Como estratégia de alocação de nossos recursos de liquidez, a gestão aproveitou o período de alta da taxa de juros para adquirir títulos com rentabilidades acima da meta e, no fim de 2024, ganhou o reforço de uma mudança importante na legislação do sistema de Previdência Complementar.
A alteração regulatória, por sua vez, permitiu às Entidades voltar a adotar a marcação na curva, em títulos com prazo superior a cinco anos, trazendo uma fotografia mais estável dos investimentos e eliminando oscilações artificiais marcadas ao mercado. Com isso, os resultados passaram a refletir de forma mais fiel a estratégia de longo prazo.
CONFIRA O RETRATO ATÉ AGOSTO
PLANO BD
acumulou 7,21%, contra meta de 6,62%. O resultado equivale a 109% da meta atuarial.
PLANO CV I
obteve 8,64% no período, frente a uma meta de 6,52%. Isso representa 132% do atingimento da meta.
FAMÍLIA
alcançou 9,68%, contra índice de referência de 9,47% (105% do CDI), o que corresponde a 102% do parâmetro estabelecido.
ESTABILIDADE COMO DIFERENCIAL
Na avaliação do Diretor de Administração e Investimentos da Capef, Sérgio Clark, os números confirmam a efetividade da estratégia:
- Com a estabilidade do ciclo de juros e a nova metodologia contábil, os resultados mostram que as decisões tomadas no ano passado foram acertadas. Continuamos atentos aos movimentos do mercado, sempre priorizando a segurança e o retorno para os nossos Participantes.