30/5/2023
O encontro, realizado no Palácio da Abolição em Fortaleza, explorou potenciais sinergias entre os projetos do Estado do Ceará e as necessidades de investimento dos fundos de pensão
Em paralelo ao Epinne EPB 2023, ocorreu uma reunião de grande importância no Palácio da Abolição, em Fortaleza. Na tarde do dia 25 de maio, o Governador do Ceará, Elmano Freitas, recebeu representantes do sistema de Previdência Complementar para uma discussão sobre o potencial de sinergia entre os investimentos do Estado e as necessidades dos fundos de pensão.
Dentre os presentes estavam o Diretor Presidente da Abrapp, Jarbas Biagi; o Superintendente Geral da Abrapp, Devanir Silva; o Diretor de Licenciamento da PREVIC, Guilherme Campelo; o Presidente do CIPP – Complexo Industrial e Portuário do Pecém, Hugo Figueredo; o Diretor Presidente da Capef, Ocione Mendonça; além de dirigentes de outras Entidades.
Na reunião, Biagi apresentou o panorama da Previdência Complementar no Brasil, enfatizando sua recente expansão de 6% no total de ativos em 2022, chegando a R$1,18 trilhão de patrimônio. Esse montante representa aproximadamente 11,9% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo dados da própria Abrapp.

Elmano Freitas ressaltou a disposição do Estado em fomentar grandes projetos, dando como destaque o do Porto do Pecém, que planeja receber investimentos de R$ 2,2 bilhões até 2027 para se transformar em um hub de hidrogênio verde.
Jarbas informou ao Governador que, para que os fundos de pensão possam investir nesses projetos, é necessário que eles estejam estruturados em instrumentos como fundos estruturados, fundos multimercado e Fundo de Investimento em Participações (FIPs).

"Foi um momento muito oportuno para debater o potencial de investimentos da Previdência Complementar do Brasil, através da Abrapp, e também uma oportunidade para que o Governo do Estado do Ceará pudesse expor seus projetos e como esses podem ter sinergia com as necessidades de investimento dos fundos de pensão da região Nordeste e de todo o Brasil", destacou o Diretor Presidente da Capef, Ocione Mendonça.
Em suma, a reunião buscou unir a necessidade de bons investimentos dos planos de previdência com a disposição do governo do Estado do Ceará em impulsionar projetos locais e sustentáveis.