25/6/2023
Com aderência das contas confirmada por auditoria externa, a tranquilidade e confiabilidade dos investimentos na Entidade são reforçadas
A segurança em um investimento é diretamente proporcional à confiança depositada na instituição responsável. Por isso, a Capef, mantém um compromisso inabalável com a transparência na sua gestão. Essa garantia de confiabilidade é fortalecida por meio de um sistema de governança eficaz, responsável por administrar a Entidade e definir suas diretrizes estratégicas.
A estrutura de governança da Capef é formada pelo Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal, Diretoria Executiva e Ouvidoria. O diferencial é que todos os dirigentes desses órgãos são também Participantes dos Planos. Isso garante que quem dirige a Entidade também investe nela, trazendo um comprometimento extra com a saúde financeira dos planos. Além disso, metade dos membros dos Conselhos é eleita diretamente pelos Participantes Ativos e Assistidos, o que assegura uma representatividade de todos na gestão, de forma democrática.
Mas o compromisso da Capef com a segurança e transparência não se limita à sua estrutura de governança. A Entidade também conta com auditorias regulares que asseguram a correção das contas e a segurança dos investimentos dos participantes.
Auditorias reforçam confiabilidade da Capef
As auditorias são uma parte crucial do compromisso da Capef com a segurança e a transparência. A Auditoria Interna, realizada regularmente, é responsável por avaliar os principais riscos da Entidade e testar a efetividade dos controles internos. Além disso, o Banco do Nordeste, nosso Patrocinador Fundador, realiza uma auditoria anual que acrescenta outra camada de segurança ao nosso processo.
Destaca-se, contudo, a Auditoria Independente, realizada anualmente na Capef. Esse trabalho, desenvolvido por equipe própria da auditoria contratada, é responsável por validar as demonstrações atuariais, financeiras e contábeis, conforme exigido por lei e regulamentos. Assim, a boa nova trazida é que desde janeiro de 2023, a Grant Thornton Brasil, uma das principais referências em serviços de auditoria, consultoria e tributos no cenário mundial, assume essa responsabilidade.
Com mais de 100 anos de experiência e presente em mais de 147 países, a Grant Thornton é referência global no ramo de auditoria. Possui sede no Reino Unido e a sua unidade nacional fica em São Paulo/SP. A empresa, que tem em seu portfólio instituições renomadas como Funcef, Santander Securities Services e Prevcom-SP, foi contratada para auditar as contas de 2022 e 2023 da Capef, após um processo de concorrência aberto e a aprovação de sua contratação pelo Conselho Deliberativo.
Nesse contexto, foi destacado por nosso Diretor Presidente, Ocione Mendonça, o fato da Grant Thornton ter iniciados seus trabalhos na Capef em ambiente externo à Entidade, revisando e reprocessando toda a base de dados previdenciários da Entidade, em seus próprios sistemas computacionais.
- O parecer favorável emitido pela Auditoria Independente Grant Thornton Brasil confirma que nossas hipóteses, premissas e cálculos atuariais e, principalmente, os resultados apresentados no exercício, estão adequados e representam de forma fiel o que os regulamentos, as notas técnicas atuariais e os documentos atuariais preveem - explicou Ocione.
Portanto, a estrutura de governança da Capef, aliada a rigorosas auditorias internas e externas, assegura a transparência e a segurança de cada investimento feito em nossos Planos. E o mais importante, retrata um compromisso de gestão, com a ética, conformidade e transparência na condução da Entidade.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O PARECER DA AUDITORIA INDEPENDENTE 2022