10/11/2025
O Conselho Deliberativo da Capef aprovou, com base no Estudo Atuarial do Fundo do Plano de Gestão Administrativa (PGA), novas reduções nas taxas do Plano CV I, válidas a partir de 1º de janeiro de 2026.
A taxa de carregamento mensal, cobrada dos Participantes Ativos, passará de 3,50% para 2,70%, e a taxa de administração única, aplicada no momento da aposentadoria, de 2,70% para 2,50%.
Segundo o Diretor Presidente, Ocione Mendonça, a decisão traz ganhos diretos aos Participantes, permitindo maior acumulação de recursos.
“A análise mostrou que havia espaço técnico para essa redução sem afetar a sustentabilidade do plano. Isso significa mais saldo na conta individual e uma renda futura potencialmente maior”, explica o diretor.
O Diretor de Administração e Investimentos, Sérgio Clark, lembra que a redução anunciada para 2026 dá continuidade ao movimento iniciado em anos anteriores.
“Em 2025, a taxa de custeio dos Ativos já havia sido reduzida de 4,25% para 3,50%. São dados que reforçam a política da Entidade de otimizar despesas, visando ampliar benefícios diretos aos Participantes”, destaca Clark.
Situação dos demais planos
No Plano BD, as reduções anteriores (incluindo a mais recente, de 2023, que reduziu de a taxa de custeio de 5,80% para 2,89%) mantiveram o fundo administrativo próximo ao piso prudencial, o que não permite novas reduções no momento.
O Plano Família ainda não foi avaliado neste ciclo, pois está em fase de consolidação. Ele será incluído no estudo de 2026.

