Critérios adotados

Tabela de referência

Critérios adotados
Plano CV I
Plano Mercado*
Taxa de juros
5%
5%
Taxa de administração/ carregamento mensal (sobre a contribuição)
4,25%
0,50%
Taxa de administração única (sobre o saldo na aposentadoria)
2,70%
0,00%
Taxa de administração financeira anual (sobre o patrimônio)
0,00%
1,50%
Tempo de renda certa (anos)
22
0
Como apresentado nos critérios acima, os planos de mercado cobram sobre cada contribuição do Participante Ativo uma taxa de administração/carregamento que varia entre 0,5% e 4%, enquanto o Plano CV I cobra 4,25%.

Embora essa taxa possa, em alguns casos, superar as praticadas pelos planos de mercado, a taxa mais impactante para os poupadores é a de administração financeira, cobrada pelas Entidades Abertas e incidente anualmente sobre o patrimônio total individual acumulado.

Nos planos de mercado, essa taxa varia entre 0,5% e 3%. No Plano CV I, não há cobrança de taxa anual sobre o patrimônio, sendo cobrada uma única vez, no momento da concessão de benefício, a taxa de 2,7%, destinada a custear as despesas administrativas durante a fase de benefício.

Como resultado da simulação, constata-se que, embora a taxa de administração sobre a contribuição mensal do Plano CV I seja superior ao plano citado, ao final, o valor do benefício projetado é bem superior ao do Plano de Mercado.

Portanto, na hora de escolher um plano de previdência, é importante simular o valor do benefício, incluindo as taxas cobradas por cada um dos Planos. Uma taxa de carregamento baixa, por exemplo, pode ocultar uma taxa de administração alta, o que impactará diretamente na reserva acumulada com o passar do tempo e, consequentemente, no valor da renda de aposentadoria.