Plano CV I lidera ranking da Aditus em avaliação de risco x retorno

Avalie este conteúdo

Plano CV I lidera ranking da Aditus em avaliação de risco x retorno

6/8/2018
Acessibilidade
Avalie este conteúdo
Acessibilidade

Plano CV I lidera ranking da Aditus em avaliação de risco x retorno

Ver informativoVer informativo
Avalie este conteúdo

Plano CV I lidera ranking da Aditus em avaliação de risco x retorno

6/8/2018

O primeiro semestre de 2018 tem sido bastante desafiador, em especial os meses de maio e junho, que foram marcados por uma forte aversão a risco ocasionada pela paralisação da economia nacional, originada na greve dos caminhoneiros, e pela guerra comercial entre Estados Unidos e China.

Tudo isso, aliado ao cenário de indefinição do processo eleitoral do país, afetaram negativamente os mercados de juros, câmbio e bolsa de valores, impactando o desempenho de diversos planos e fundos.

Ainda assim, há pontos positivos a se destacar para a nossa Entidade.

Um ranking elaborado pela ADITUS Consultoria Financeira mostrou o Plano CV I da Capef em 1º lugar de sua categoria, em uma análise comparativa de risco x retorno, nos primeiros seis meses do ano.

O nosso plano liderou uma lista contendo 52 planos da mesma modalidade, administrados pelas 110 Entidades Fechadas de Previdência Complementar sob assessoria da ADITUS.

Já o Plano BD encerrou o período na 13ª posição dentre os 87 planos dessa mesma modalidade.

PLANO CV I

Os investimentos do Plano CV I encerraram o 1º semestre de 2018 com rentabilidade de 3,83%, o que representa 73,56% da meta de 5,24% (IPCA + 5,25% a.a.).

O resultado foi impactado principalmente pelo desempenho negativo dos segmentos de Renda Variável e imobiliário.

No período, a Bolsa Brasileira sofreu uma queda de 4,76%, enquanto o índice IFIX referência dos fundos imobiliários, desvalorizou 4.55%.

Vale ressaltar que na amostra dos Plano CVs da Aditus, até o momento em 2018,  apenas um plano superou a meta atuarial de IPCA + 5,25% a.a.

PLANO BD

Os investimentos do Plano BD apresentaram, até junho, uma rentabilidade de 4,92%, o que representa 92,31% da meta atuarial para o mesmo período (5,33%).

Dos segmentos de investimento do plano, o que tem maior representatividade é o de Renda Fixa (89%).

Esse segmento foi afetado negativamente pela projeção do IPCA que corrige os Títulos Públicos NTN-B’s, versus o índice efetivo divulgado pelo IBGE, especialmente em junho.

JULHO JÁ APRESENTARÁ MELHORA

Destaca-se que com a recuperação dos mercados no mês de julho, a rentabilidade dos Planos BD e CV I apresentarão resultados bem mais próximos à meta atuarial do período acumulado até Julho/2018.

Avalie este conteúdo
Avalie este conteúdo!
Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria esse conteúdo para um amigo/familiar?
Obrigado pela sua participação!
Pessoas como você fazem da Capef um lugar melhor para todos :)
Erro ao enviar a pesquisa.