Os resultados da campanha que vem transformando futuros

A- A+
15 de abril de 2019

Você acredita que alguém viajaria milhares de quilômetros, enfrentando as desafiadoras estradas brasileiras, com o único propósito de transformar o seu futuro e o de sua família para melhor?

Isso é o que vêm fazendo os diretores e profissionais da Capef, desde outubro do ano passado, apoiados pela área de Desenvolvimento Humano do Banco do Nordeste. Como parte das ações da campanha “Seu Futuro é Feito de Escolhas”, representantes da Entidade já passaram por mais de 45 municípios do país, reunindo-se com centenas de funcionários em suas agências e lotações, apresentando informações sobre o Plano CV I.

O foco das visitas é naqueles que ainda se encontram sem cobertura previdenciária. Durante a reunião, os profissionais da Capef buscam compreender as motivações de cada um para ainda não estar no plano e mostram que não há justificativas razoáveis para essa decisão.

Além das vantagens já conhecidas, como a contribuição paritária do patrocinador, renda vitalícia reversível em pensão, dedução no Imposto de Renda em até 12% da renda e dos benefícios de risco de morte e invalidez, ainda há outro fator primordial a ser considerado:

 

A iminente aprovação da reforma na Previdência Social, que cada vez mais diminuirá o padrão de vida daqueles funcionários que dependerem somente deste instrumento de proteção na aposentadoria.

 

Jurandir Mesquita em visita à agência de Floresta/PE

 

– Sabemos que para algumas pessoas, o produto que a Capef trabalha é algo complexo e, às vezes, informativos não são suficientes para que esses colegas se sintam seguros para adquiri-lo. O tempo de relação dos funcionários com a Entidade tende a ser maior do que com o próprio Banco do Nordeste. No BNB, ficamos entre 30 e 40 anos, já com a Capef é pela vida toda. Então, a intenção da nossa campanha é, pessoalmente, fazer com que todos consigam entender as características do nosso plano, bem como sua importância, para se sentirem confiantes em sua decisão – destaca Jurandir Mesquita, Diretor Presidente da Capef.

 

A seguir, mostramos os impressionantes resultados obtidos no primeiro trimestre de 2019 com todo esse esforço realizado. Confira!

Diretor de Previdência, Fran Bezerra, em visita à agência de Currais Novos/RN

 

 

 


 

QUEM INVESTE QUER RESULTADO

Diretor de Investimentos Marcos Miranda na agência de Estância/SE

 

É certo que o Plano CV I tem muitas vantagens, as quais já foram citadas anteriormente. Há outros elementos, no entanto, que pesam na tomada de decisão de quem investe no longo prazo. Dentre eles, a entrega de resultados, algo que nosso plano tem cumprido com excelência, conforme mencionou Ricardo Luiz Carvalho Osório, gerente da agência de Estância/SE.

– A Previdência Complementar é um produto de vital importância. No momento em que sabemos que a Previdência oficial não terá condições de garantir uma aposentadoria digna, devemos buscar alternativas. A Capef apresentou ao longo do tempo uma gestão eficiente na entrega de resultados – Ricardo Luiz Carvalho Osório, gerente da agência de Estância/SE.

A título de comparação, vale mencionar uma matéria divulgada em julho de 2018, que fala sobre o desempenho das cinco maiores Entidades Abertas de Previdência Complementar.

“…se considerar a carteira de maior patrimônio de cada uma dessas instituições, esses portfólios, que reúnem cerca de R$ 120 bilhões, rendem 90% do CDI desde o lançamento, na média” – dizia um trecho no início do texto.

Enquanto os planos das Entidades Abertas renderam, em média 90% do CDI desde os seus lançamentos, o Plano CV I rentabilizou o equivalente a 110,98% desse mesmo indicador.

Ou seja, além de ter seu investimento duplicado com a contrapartida do patrocinador, você ainda tem uma performance bastante superior à média do mercado.

 

Diretor Fran Bezerra na agência de Bom Jesus da Lapa/BA

 


 

QUEM INVESTE QUER SEGURANÇA

Sem dúvidas, outro aspecto que tem contribuído para a boa escolha dos funcionários visitados é a segurança transmitida pela Capef, tanto no âmbito de governança, quanto no jurídico.

Sobre a governança, é importante destacar a atuação ativa do Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva, colegiados formados integralmente por funcionários do Banco e participantes dos planos da Capef, que nunca deixaram que nossa Entidade estivesse em manchetes de jornal por mau uso dos recursos ou quaisquer outros tipos de atividades ilícitas.

Diretor de Investimentos Marcos Miranda na Conaj de Maceió/AL

 

Ressalta-se que constantemente a Capef é fiscalizada, seja pelo seu Conselho Fiscal, seja por auditorias internas e externas. No último ano, por exemplo, o equilíbrio atuarial dos nossos planos foi atestado pela Auditoria do Banco do Nordeste e referendado pela Consultoria Internacional Grant Thornton, o que constata a qualificação, competência e eficiência da equipe na estratégia de gestão dos recursos.

Advogados lotados na Conaj de Campina Grande/PB, Suênio Pompeu de Brito (à esquerda) George Nóbrega Coutinho (à direita), decidiram pela adesão ao Plano CV I após a visita

 

Já para aqueles que se preocupam com a segurança jurídica, uma novidade recente trouxe ainda mais tranquilidade para o sistema. O Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) aprovou a resolução que permite a inscrição de plano de benefício previdenciário no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

A aprovação contribui para mitigar o risco jurídico da determinação judicial de utilização de recursos de um plano de benefícios para outros administrados pela mesma entidade. Essa mudança serviu como impulso para a adesão de Suênio Pompeu de Brito, advogado lotado na Conaj de Campina Grande/PB (foto). Além dele, seu colega George Nóbrega Coutinho também decidiu pela inscrição ao plano após a visita.

 

– O que me fez optar pelo Plano CV I foi saber da credibilidade da Capef, que é uma instituição bastante respeitada pelos empregados do Banco, e que vem demonstrando um ‘know how’ muito grande na gestão dos planos. Além disso, durante a visita foram apresentadas muitas informações pelo diretor Marcos Miranda, que esclareceu várias dúvidas que tínhamos em relação ao Plano CV I. Estou muito satisfeito por saber que já estou me preocupando com a aposentadoria, principalmente nesses tempos em que a Previdência Social vem se mostrando bem deficitária e problemática – observou George.

 


 

QUEM SAIU QUIS VOLTAR

Jurandir Mesquita em visita à agência de Petrolina/PE

 

Um fato interessante observado durante as visitas é o considerável número de adesão de Participantes que já tiveram o plano e, por algum motivo, optaram pelo cancelamento algum tempo atrás.

Foi o caso de Eladson Cleiton Rodrigues de Souza, funcionário lotado na agência de Petrolina/PE.

– Eu já tinha a convicção da necessidade dessa segurança que o plano nos dá. Decidi voltar porque vejo a fragilidade no trato da previdência pública, e a fim de dar mais tranquilidade a minha família. A visita dos profissionais da Capef foi essencial para me mostrar as vantagens fiscais e financeiras da adesão ao plano. E para aqueles que pensam em cancelar, eu sugiro que não relutem, pois a segurança de nossos dias de descanso a e a tranquilidade de nossa família não têm preço – recomendou Eladson.

 


 

QUEM VÊ O FUTURO MAIS DE PERTO TAMBÉM QUIS VOLTAR

Genal Francisco da Costa, funcionário lotado em Patos/PB, era “descapefado” e aderiu ao Plano CV I

 

Ao perceber que nunca é tarde para recomeçar, muitos funcionários chamados “descapefados” têm composto o quadro de novos aderentes durante as visitas. São aqueles que anos atrás optaram pelo cancelamento do Plano BD e atualmente se encontravam sem proteção da Previdência Complementar.

Mesmo que o momento de aposentadoria esteja mais próximo para esse público, ainda assim a adesão ao plano é vantajosa. Além de aproveitar o momento em que ainda está na ativa para garantir uma renda vitalícia, os benefícios de risco se tornam instrumentos importantes de proteção à família!

 


 

GESTORES APROVAM VISITAS!

Diretor Fran Bezerra na agência de Cruz das Almas/BA

 

100% DE ADERENTES

– A reunião que tivemos foi bastante proveitosa e serviu para eliminarmos alguns paradigmas e preconceitos que alguns colegas tinham a respeito da CAPEF. Não é à toa que todos os quatro colegas que ainda não tinham o plano CV I acabaram aderindo, logo após a reunião em grupo e conversa individual – Franclin Silva Santos, Gerente de Negócios da agência de Lagarto/SE.

Agência de Lagarto/SE ficou com 100% de aderentes após visita

 

PROTAGONIZE SUA LIBERDADE FINANCEIRA

– A visita da Capef veio em boa hora. No momento em que a sociedade discute a Reforma da Previdência, a Capef nos traz ferramentas para sermos protagonistas da nossa liberdade financeira. Fomos agraciados com a visita e pudemos tirar dúvidas e conhecer um pouco mais sobre a gestão da Capef para com os recursos que lhe são confiados – Ricardo Luiz Carvalho Osório, gerente da agência de Estância/SE.

OLHO NO OLHO

– A presença dos profissionais da CAPEF vem ao encontro da grande necessidade de esclarecimentos para os funcionários que se deparam com esse tipo de decisão e que muitas vezes não têm a condição de obter tais esclarecimentos num esforço solitário ou por meio de canais remotos de contato, como aplicativos, o site da CAPEF ou por telefone. Nada mais reconfortante do que poder conversar com pessoas, olho no olho, e sentir confiança nas informações que se recebe – Adriano Leite de Macêdo, gerente da Conaj de Campina Grande.

PLANEJAR, PLANEJAR, PLANEJAR

– A palavra de ordem é planejar! Em que pese o fato de vivemos numa sociedade cada vez mais imediatista de resultados, ações e busca por crescimento profissional e pessoal, devemos planejar nossa vida a médio e longo prazo, a fim de que nossas ações de hoje nos garantam um futuro mais equilibrado e seguro. Por esse norte, é importante que tenhamos uma aposentadoria complementar para que os planos de uma aposentadoria tranquila e vantajosa não esbarre numa dependência financeira do trabalho – Valter Nunes Carvalho Filho, gerente de negócios na agência de Laranjeiras/SE.

 


 

GESTORES TAMBÉM ADERIRAM!

Maisa Samara Mendes Pedroza, Gerente da agência de Paço do Lumiar, e Eulina Ryan Leite De Sousa Osorio (em pé), Gerente Exec. de Negócios e Serviços, aderiram após visita do Diretor Jurandir Mesquita

Kamilla Rakel Bezerra Nouri, Gerente da agência de Souza/PB, aderiu após a visita do diretor Marcos Miranda

Gleyciellen Fonseca, Gerente da agência de Imperatriz/MA, aderiu após visita do Diretor Presidente, Jurandir Mesquita, e da especialista da área de Relacionamento com Participantes, Ana Lídia Cavalcante

 


 

MAIS FOTOS

Jurandir Mesquita na agência de Açailândia/MA

Fran Bezerra na agência de Andaraí/BA

Marcos Miranda na agência de Solânea/PB

Jurandir Mesquita na agência de Mata Grande/AL

Fran Bezerra na agência de Santo Antônio de Jesus/BA

Marcos Miranda na agência de Aracaju/SE

Jurandir Mesquita na agência de Garanhuns/PE

 


 

QUE ESCOLHAS LHE FARÃO COLHER BONS FRUTOS NO FUTURO?

A fim de convidar nosso público a refletir sobre esse importante tema, a Capef lançou em janeiro a promoção ‘Seu Futuro é Feito de Escolhas’.

Na oportunidade, os Participantes podem concorrer a um smartphone enviando, até o final de abril, um vídeo de 15 a 35 segundos para o WhatsApp: (85) 9.9761-0077, respondendo à pergunta:

  • PARTICIPANTES ATIVOS: Que escolhas financeiras realizadas no presente lhe farão colher bons frutos no futuro?
  • PARTICIPANTES ASSISTIDOS: Que escolhas financeiras realizadas no passado lhe farão colher bons frutos hoje?

Assista abaixo uma compilação de alguns vídeos já enviados para a campanha e participe você também!

 

Digite seu CPF abaixo, caso deseje pontuar no Programa Parceria Premiada