Inclusão Digital: um caminho sem volta

24 de setembro de 2020
Avalie este conteúdo

Inclusão Digital: um caminho sem volta

23/9/2020
Acessibilidade
Avalie este conteúdo
Acessibilidade

Inclusão Digital: um caminho sem volta

24 de setembro de 2020
Ver informativoVer informativo
Avalie este conteúdo

Inclusão Digital: um caminho sem volta

23/9/2020

Assista o Evento de Inclusão Digital na íntegra!

Você pode até não gostar de tecnologia, mas não pode negar: depois do isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus, ficou praticamente impossível fugir das ferramentas digitais que cada dia mais comandam a rotina de todos.

Isso é o que constatou a Diretora de Educação Digital do Colégio Porto Seguro, Joice Lopes, especialista convidada para o evento on-line promovido pela Capef nesta quarta-feira, 23/09, denominado: “Inclusão Digital: como usar a internet para facilitar a sua rotina”.

“Nós achávamos que poderíamos escolher entre acessar a internet, ou não, usar aplicativos de comunicação, ou não. Diante dessa questão da pandemia e isolamento social, todas as pessoas, sejam elas jovens ou de mais idade, ficaram sem opção, pois de algum jeito vão ter que buscar caminhos e alternativas para se comunicar”, avaliou a convidada.

Realizado por meio da plataforma “Zoom” e transmitido ao vivo pelo nosso canal no Youtube, o bate-papo com Joice foi mediado pelo Diretor de Previdência da Entidade, Fran Bezerra, que iniciou o encontro ressaltando a importância da tecnologia também no relacionamento com os Participantes.

“A Capef tem sempre tentado se aproximar cada vez mais dos seus Participantes, e uma maneira da gente se aproximar neste momento é por meio desses eventos virtuais”, destacou o diretor, antes de começar a abordar temáticas referentes ao tema da reunião.

COMPRAR ONLINE É SEGURO?

De acordo com o Google, no final de março (período em que iniciou a pandemia), pesquisas por “como fazer compras online” tiveram aumento de 198% na comparação com o mês anterior. Embora perceba-se um crescimento em transações on-line, ainda há aqueles que se sentem inseguros para começar a se engajar no comércio on-line. “O que poderia se dizer para essas pessoas e que dicas poderiam ser dadas?”, questionou Fran Bezerra.

“Visto que a gente tem um crescimento nas compras online e inversamente não tem um aumento no número de queixas, isso já demonstra a segurança dessa modalidade de negociação que está sendo feita”, tranquilizou Joice.

Para a educadora, as pessoas não devem ter “medo”, mas sim uma preocupação e atenção, especialmente com relação às empresas que você escolhe para consumir: “Uma dica que eu dou para quem deseja começar é iniciar buscando empresas ou lojas pelas quais a pessoa já teve alguma experiência de compra fisicamente”.

Outro ponto de atenção é o cuidado com preços baixos demais: “Se você ver uma oferta muito boa, muito abaixo da sua pesquisa, desconfie, porque não existe milagre”.

Fran aproveitou a temática para lembrar aos convidados sobre o Cashback, novidade do Clube de Benefícios da Capef que permite aos Participantes da Entidade fazerem compras on-line e receberem de volta um percentual do valor do produto adquirido (saiba mais clicando aqui).

E AS TRANSAÇÕES BANCÁRIAS?

Além das compras online, outra modalidade que vem crescendo constantemente na internet diz respeito às transações bancárias.

O diretor da Capef lembrou que o segmento de bancos faz parte da vanguarda quando o assunto é tecnologia. Joice concordou e complementou afirmando que, no aspecto “segurança”, as instituições financeiras são sempre referência para outras áreas de negócios, tendo em vista que estão constantemente aprimorando essa questão por lidarem com o dinheiro das pessoas.

Ainda assim, a convidada deu algumas dicas para ampliar a segurança dos usuários: “Ao usar os aplicativos de banco, procure usar sempre sua internet pessoal, seu wi-fi de casa ou seu 4g. Além disso, se houver qualquer solicitação por e-mail pedindo seus dados bancários, não forneça, pois os bancos não pedem dados dos usuários dessa maneira. Outra dica é manter os aplicativos sempre atualizados, pois as instituições financeiras sempre estão aprimorando a segurança da ferramenta”.

Em seguida, Fran Bezerra lembrou aos convidados a possibilidade que os Participantes da Capef têm de realizar diversos procedimentos que envolvem seu plano previdenciário, como solicitação de empréstimos, aportes facultativos, dentre outros, pelo aplicativo “Capef” ou pela área restrita do nosso site www.capef.com.br, sem a necessidade de buscar atendimento telefônico.

EMPREENDEDORISMO ON-LINE

Se para a pessoa física, estar na internet virou um caminho sem volta, para empreendedores e autônomos que querem alavancar seus negócios, também não há o que se discutir. “Os consumidores utilizam a internet para buscar informações, produtos, fazer negócios. Então é muito importante que você tenha a sua presença na internet de alguma forma”, recomendou Joice, indicando que ter um site e um contato de WhatsApp já são passos importantes para começar a existir no mundo virtual.

“Estar na internet é um fator determinante no processo de mostrar que sua empresa está disponível. É algo que vai ampliar o seu mercado, sem barreiras geográficas, caso seu produto ou serviço seja possível de levar para qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo”, explicou.

NÃO PROPAGUE FAKE NEWS

Com a facilidade de comunicação proporcionada por aplicativos como Whatsapp e Telegram, virou comum a disseminação das chamadas “Fake News”, “notícias falsas” em inglês. “Todo recurso de tecnologia tem o intuito de nos ajudar a resolver questões simples do dia a dia, para que tenhamos tempo de fazer outras ações. Entretanto, o ser humano, de alguma forma, vai buscando esses recursos para fazer coisas que não ajudam, como propagar informações que não contribuem em nada no contexto que você está inserido”, comentou Joice.

Por isso, a educadora orientou que, ao receber uma informação, é importante checar a fonte e refletir muito bem sobre o conteúdo antes de repassá-lo para frente. “Leia e reflita se faz sentido, quando é uma informação que você não sabe a procedência”, alertou.

DICA FINAL

Questionada por Fran Bezerra se havia alguma dica de aplicativo ou ferramenta que pudesse ajudar no dia a dia dos nossos Participantes, Joice indicou o https://pt.coursera.org, site que oferece cursos gratuitos e/ou a preços acessíveis sobre diversos assuntos, como inclusão digital, finanças, saúde e bem-estar, dentre outros. Acesse e confira!

APRESENTAÇÃO DOS SERVIÇOS DO SITE

Encerrado o bate-papo entre Joice Lopes e Fran Bezerra, foi a vez da gerente de Desenvolvimento Institucional da Capef, Raquel Ribeiro, fazer um “tour” no site da Capef, com o objetivo de apresentar aos Participantes as principais informações e serviços oferecidos na página da Entidade, tanto na área aberta, quanto na restrita.

Essa parte do evento pode ser conferida a partir de 1h20m do vídeo apresentado no início desta matéria!

SORTEIO DE BRINDES

Ao final, foi realizado o sorteio de brindes entre aqueles Participantes que estiveram presentes na reunião!

Avalie este conteúdo
Avalie este conteúdo!
Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria esse conteúdo para um amigo/familiar?
Obrigado pela sua participação!
Pessoas como você fazem da Capef um lugar melhor para todos :)
Erro ao enviar a pesquisa.