Pagamentos pelo WhatsApp: tudo que você precisa saber

13 de maio de 2021
Avalie este conteúdo

Pagamentos pelo WhatsApp: tudo que você precisa saber

12/5/2021
Acessibilidade
Avalie este conteúdo
Acessibilidade

Pagamentos pelo WhatsApp: tudo que você precisa saber

13 de maio de 2021
Ver informativoVer informativo
Avalie este conteúdo

Pagamentos pelo WhatsApp: tudo que você precisa saber

12/5/2021

O que é esse recurso? Como funciona? Entenda como enviar e receber dinheiro pelo app de mensagens e tire suas dúvidas.

Se você está entre os milhões de brasileiros que usam o WhatsApp, já está acostumado com mensagens de bom dia, figurinhas engraçadas, áudios gigantes e fotos nostálgicas. Agora, outra novidade pode se tornar comum em suas conversas: receber e fazer pagamentos pelo WhatsApp.

É isso mesmo: no dia 4 de maio, o WhatsApp lançou um serviço que permite aos usuários transferir dinheiro com a mesma facilidade com que conversam com amigos, enviam fotos e compartilham arquivos.

Se você quer entender o que é esse novo serviço e como ele funciona, confira tudo o que você precisa saber abaixo. Você também pode navegar pelo menu e pular direto para a seção que tem dúvida.

Pagamentos pelo WhatsApp: o que é esse serviço?

Pagamentos pelo WhatsApp é um novo serviço que permite transferir dinheiro dentro do aplicativo de conversas. Da mesma forma que as pessoas já estão acostumadas a conversar com amigos, enviar fotos e compartilhar arquivos, elas também podem fazer transferências e pagamentos.

Lançado no dia 4 de maio, esse serviço está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana – tudo de forma simples, segura e sem taxas.

O recurso de pagamentos no WhatsApp é oferecido pelo Facebook Pay, uma maneira prática e segura de enviar e receber dinheiro nos aplicativos do Facebook, e processado pelo Facebook Pagamentos e Cielo.

Para ter acesso a esse serviço, os usuários precisam baixar a última versão do WhatsApp na loja de aplicativos do celular.

Mas, atenção: o serviço de pagamentos está sendo liberado aos poucos para os usuários. Caso você ainda não tenha acesso, uma forma de fazer isso é ser “convidado” por um amigo que tenha – basta ele fazer um pagamento para você ou enviar um pedido de dinheiro pelo WhatsApp que a opção de cadastro aparecerá instantaneamente se você estiver com o app atualizado.

Como funciona um pagamento no WhatsApp?

Fazer um pagamento no WhatsApp funciona como enviar uma foto ou compartilhar um arquivo com um contato – ou seja, é rápido e simples. Quem já tiver o serviço disponibilizado em seu aplicativo pode encontrá-lo na área de compartilhamento de arquivos – veja um passo a passo abaixo.

Vale dizer que, por enquanto, apenas algumas instituições financeiras no Brasil funcionam para pagamentos no WhatsApp – como o Nubank. Ou seja: é necessário ser cliente de alguma delas para usar o novo serviço.

Para isso, é essencial baixar a última versão do WhatsApp na loja de aplicativos do celular, configurar o Facebook Pay e ter um cartão de débito cadastrado – tanto para fazer quanto receber pagamentos.

Feito isso, você estará pronto para enviar e receber dinheiro pelo WhatsApp 24 horas por dia, todos os dias da semana, sem pagar nada por isso.

Os pagamentos pelo Whatsapp funcionam para WhatsApp Business?

Por enquanto, a função de pagamentos no WhatsApp está disponível apenas para transferências de dinheiro entre contas pessoais. Ou seja: usuários da versão Business do aplicativo do WhatsApp ainda não podem aceitar pagamentos de seus clientes por serviços ou bens.

O que é Facebook Pay?

Facebook Pay é um método seguro e integrado para fazer pagamentos nos aplicativos do Facebook, como WhatsApp e o próprio Facebook.

Ao fazer o cadastro e inserir as informações do cartão ou da conta, é possível usar o Facebook Pay para comprar, enviar e receber dinheiro dentro dos aplicativos. Veja como configurar a conta abaixo.

Toda transação feita pelo Facebook Pay é protegida por diversas camadas de segurança, como um PIN ou a biometria do celular, e processado pelo Facebook Pagamentos e Cielo.

No Brasil, o Facebook Pay está disponível para o Facebook e para o WhatsApp.

Como configurar o Facebook Pay e adicionar uma forma de pagamento?

Para enviar e receber dinheiro de amigos e familiares no WhatsApp, você precisa configurar o Facebook Pay e cadastrar o seu cartão.

  1. No seu aplicativo do WhatsApp, vá em “Configurações > Pagamentos > Facebook Pay > Continuar”;
  2. Toque em “Continuar” para aceitar os Termos e as políticas de privacidade atrelados ao uso do serviço de pagamentos no WhatsApp;
  3. Crie um PIN de 6 dígitos para o Facebook Pay;
  4. Insira seu PIN do Facebook Pay novamente para confirmá-lo e toque em “Avançar”;
  5. Agora, você irá configurar suas opções de segurança:
  6. Caso seu sistema operacional seja Android: para usar sua impressão digital ao invés de inserir seu PIN manualmente, toque em “Usar impressão digital”. Caso contrário, toque em “Pular” para inserir seu PIN manualmente;
  7. Caso seu sistema operacional seja iOS: para usar o Touch ID ou o Face ID e não precisar digitar seu PIN manualmente, toque em “Usar o Face ID” ou “Usar o Touch ID”. Caso contrário, toque em “Agora não” para inserir seu PIN manualmente;
  8. Insira seu nome, sobrenome e CPF e toque em “Avançar”;
  9. Adicione os dados do seu cartão, incluindo o número do seu cartão de débito, a data de validade e o código CVV;
  10. Toque em “Salvar”;
  11. Após adicionar os dados do seu cartão, você pode verificá-lo.

Como transferir dinheiro pelo WhatsApp?

Para transferir dinheiro pelo WhatsApp para amigos e familiares, você precisa configurar o Facebook Pay no aplicativo do WhatsApp e verificar seu cartão com a função débito (de alguma instituição que oferece essa função, como o Nubank).

Feito isso, enviar dinheiro a amigos e familiares pelo WhatsApp é simples:

  1. Abra a conversa com a pessoa para quem você deseja enviar o dinheiro e, em seguida, toque em “Anexar” (no ícone “+” ou no clipe de papel, dependendo de seu sistema operacional) e, depois, em “Pagamento”;
  2. Insira o valor que você deseja enviar e, se quiser, um recado descrevendo o pagamento – esse recado é opcional;
  3. Se seu Facebook Pay já estiver configurado e verificado, toque em “Pagar”. Se ele não estiver configurado, é necessário adicionar e verificar uma forma de pagamento – veja como acima;
  4. Use sua impressão digital ou Face ID (no caso de dispositivos iOS) para confirmar seu PIN ou toque em “Usar o PIN do Facebook Pay” e insira seu PIN do Facebook Pay.
  5. Pronto! O dinheiro foi enviado.

Como solicitar dinheiro pelo WhatsApp?

Se você quer solicitar um pagamento no WhatsApp para aquele seu amigo ou familiar que está te devendo o valor da pizza, o processo também é simples:

  1. No WhatsApp, selecione a opção “Pagamento”;
  2. Clique em “Solicitar”;
  3. Insira o valor desejado e envie o pedido para o contato.

Como receber dinheiro pelo WhatsApp?

Caso você já tenha configurado o seu cartão com função débito no WhatsApp, o pagamento será recebido rapidamente na conta vinculada ao cartão.

Caso você ainda não tenha feito o cadastro do seu cartão e receba dinheiro de um amigo ou familiar, basta seguir os passos abaixo:

  1. Clique em “Aceitar pagamento”;
  2. Selecione “Começar” para configurar o Facebook Pay;
  3. Após configurar seu cartão com função débito, você poderá receber o dinheiro.

Mas, atenção: é necessário aceitar o pagamento dentro de dois dias. Caso passe o prazo, o valor retornará ao remetente.

É seguro fazer um pagamento pelo WhatsApp?

Todas as transações realizadas pelo WhatsApp são protegidas pelas seguintes medidas:

  • Tecnologia de monitoramento antifraude para detectar atividades e compras não autorizadas;
  • Possibilidade de adicionar um PIN ou usar a biometria do celular para garantir mais segurança ao enviar dinheiro ou fazer pagamentos;
  • Para cadastrar um cartão com a função débito no WhatsApp, são necessários os dados corretos do cartão de débito e um processo de verificação do método de pagamento.

Como ter acesso ao recurso de pagamentos no WhatsApp?

O WhatsApp está liberando aos poucos o serviço de pagamentos para seus usuários. Para ter acesso a ele, é necessário sempre manter o aplicativo atualizado.

Outra forma de acessar o serviço de pagamentos no WhatsApp é ser “convidado” por amigos. Se um amigo seu, cliente de uma instituição financeira que oferece esse serviço – como o Nubank –, já estiver com acesso a ele e te enviar um pagamento ou um pedido de dinheiro, a opção de fazer seu cadastro aparecerá no WhatsApp caso seu app esteja atualizado.

O contrário também é válido: quando o serviço for liberado para você, caso os seus amigos ainda não o tenham, basta fazer um pagamento ou enviar um pedido de dinheiro que a opção de fazer o cadastro aparecerá instantaneamente para eles.

É possível fazer pagamentos no WhatsApp em conversas em grupo?

Você poderá iniciar pagamentos em uma conversa de grupo, mas com uma pessoa por vez. Por exemplo: em uma conversa com mais três pessoas, você terá que realizar o passo a passo do pagamento três vezes para enviar dinheiro ou um pedido de dinheiro para cada uma delas.

Fique atento: em uma conversa em grupo, todos os participantes conseguirão ver o pagamento e o valor da transação. Para que isso não aconteça, você precisa iniciar o processo em uma conversa individual.

Existe um limite de transações no WhatsApp?

Sim, existe um limite diário e mensal de valor que você pode enviar e receber de seus amigos e familiares no WhatsApp. Você pode enviar até R$1.000 por transação e receber até 20 transações por dia, ou um total de R$5.000 por mês.

Ao atingir o limite, você não poderá enviar nem receber pagamentos até a virada do dia ou do mês, dependendo de qual limite ultrapassar.

Artigo publicado pelo Blog do Nubank em 11/05/2021

Avalie este conteúdo
Avalie este conteúdo!
Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria esse conteúdo para um amigo/familiar?
Obrigado pela sua participação!
Pessoas como você fazem da Capef um lugar melhor para todos :)
Erro ao enviar a pesquisa.