Os destaques do 25º Seminário de Investimentos e Benefícios

Avalie este conteúdo

Os destaques do 25º Seminário de Investimentos e Benefícios

27/11/2018
Acessibilidade
Avalie este conteúdo
Acessibilidade

Os destaques do 25º Seminário de Investimentos e Benefícios

Ver informativoVer informativo
Avalie este conteúdo

Os destaques do 25º Seminário de Investimentos e Benefícios

27/11/2018

Nos dias 26 e 27 de novembro, mais de 280 Participantes se reuniram com dirigentes da Capef no auditório Celso Furtado (Passaré) para discutir e sugerir, baseado em cenários econômicos apresentados por especialistas, a Política de Investimentos dos planos administrados pela Capef para 2019.

Promovida pela Entidade desde 1994, a 25ª edição do Seminário de Investimentos e Benefícios foi destaque pelo alto engajamento dos Participantes, sobretudo no momento em que se discutiu a definição da proposta da Política de Investimentos. Diversos associados colaboraram com opiniões e sugestões, que foram determinantes para o resultado final do evento.

Durante a abertura, o Diretor Presidente da Capef, Jurandir Mesquita, adiantou que os dias de discussões seriam fundamentais para a manutenção do bom desempenho dos investimentos dos Planos BD e CV I.

- Como prevemos no último ano, em 2018 tivemos um cenário de extrema volatilidade, seja pelo processo eleitoral, greve dos caminhoneiros e uma série de outras questões. E assim como em 2017 já comentávamos sobre o desafio que seria a questão da redução da taxa de juros, em 2018 já estamos com uma taxa de juros real reduzida para patamares históricos, de 3%, enquanto as nossas metas atuariais são de 5,5% (BD) e 5,25% (CV I). Por aí já dá pra se ter dimensão dos desafios que estamos experimentando nesse novo cenário.

O Diretor Presidente ressaltou, no entanto, que mesmo diante das adversidades naturais do mercado, a Capef vem se saindo bem no ano corrente.

- Felizmente em 2018 a Capef soube se aproveitar das oportunidades dessa volatilidade. Poucas Entidades estão conseguindo atingir a meta este ano. Inclusive nós não estávamos, pelos desafios relatados, mas a partir de outubro já estamos superando – comemorou.

Além de Jurandir, compuseram a mesa de abertura: o presidente do Banco do Nordeste, Romildo Rolim; o presidente do Conselho Deliberativo, Henrique Tinoco; e o presidente do Conselho Fiscal, Antônio Nogueira Filho.

Romildo destacou em seu discurso que o Seminário de Investimentos e Benefícios é uma ótima oportunidade para fazer um panorama da gestão dos recursos.

- É um momento de repensar, olhar cenário, ver o que fizemos de bem feito, ‘amolar o machado’, ver quais são os cenários que vêm pela frente e analisar se continuamos fazendo o que já estamos fazendo, ou se faremos diferente – ressaltou o presidente.

O EVENTO

No dia 26, Christian Catunda, representante da Previc, palestrou sobre as novidades na legislação das EFPC’s, com ênfase nas novas normas de investimentos. Em seguida, especialistas da Rio Bravo e CM Capital Markets apresentaram os cenários macroeconômicos para 2019.

Já pela tarde, os Participantes ficaram por dentro dos impactos da Resolução CMN 4.661/2018, explicados pelo representante da Aditus e também conheceram algumas estratégias de investimento em estruturas imobiliárias, demonstradas pelo especialista da TG Core.

Os trabalhos do primeiro dia se encerraram com a apresentação dos modelos de alocação em renda variável, realizada pelo profissional da Constância Investimentos.

No dia 27, um representante da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) realizou uma palestra sobre educação financeira, intitulada: “Poupança e Investimento: Decisões que Podem Mudar sua Vida”. Posteriormente, os diretores da Capef demonstraram a situação dos Planos BD e CV I.


PROPOSTA DA POLÍTICA DE INVESTIMENTOS PARA 2019

Ao final do evento, após debate entre Participantes e dirigentes, Marcelo D’Agostino, gerente de Investimentos da Capef, apresentou a proposta da Política de Investimentos para 2019.

PLANO BD

PLANO CV I

Avalie este conteúdo
Avalie este conteúdo!
Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria esse conteúdo para um amigo/familiar?
Obrigado pela sua participação!
Pessoas como você fazem da Capef um lugar melhor para todos :)
Erro ao enviar a pesquisa.