“Nunca podemos deixar de sonhar” - Bate-papo com Mazé Figueiredo na íntegra

Avalie este conteúdo

“Nunca podemos deixar de sonhar” - Bate-papo com Mazé Figueiredo na íntegra

3/12/2018
Acessibilidade
Avalie este conteúdo
Acessibilidade

“Nunca podemos deixar de sonhar” - Bate-papo com Mazé Figueiredo na íntegra

Ver informativoVer informativo
Avalie este conteúdo

“Nunca podemos deixar de sonhar” - Bate-papo com Mazé Figueiredo na íntegra

3/12/2018

Mazé, existe felicidade pós Banco do Nordeste?

A vida é cíclica e dependendo de como você encara o que é felicidade em todas as etapas de sua vivencia, você poderá ser feliz ou não, pois segundo Gandhi “A felicidade é o caminho”. Eu fui muito feliz no BNB, serei sua eterna devedora e essa felicidade continua pós BNB, uma vez que meu vínculo profissional terminou dentro do Banco, mas a minha existência continuou no meu agora.

Compete a cada uma de nós administrar a mudança do tempo em sua vida. E quem nunca mudou com o passar dos anos ? Aos poucos você vai deixando de escutar certas músicas, de usar certas roupas, de falar com certas pessoas, de frequentar outros ambientes. Mudar faz parte do ciclo da vida, embora a essência seja sempre a mesma. Quando encontrar um obstáculo grande pelo caminho não desanime, pode acreditar vai passar e com o tempo ele se tornará pequeno. Não porque diminuiu, mas porque você cresceu.

Qual o verdadeiro significado de “Aposentadoria” para a senhora?

Já disse Einstein que: “Nada é totalmente positivo, nem negativo”. Aposentadoria significou para mim o raiar de uma nova alvorada, tecida em nuances de belos sonhos, numa multiplicidade de cores, sons, pensamentos, desafios, com probabilidades para eu vislumbrar estrelas a iluminar meus novos caminhos.

O que lhe motivou a se engajar na carreira artística nessa etapa da vida?

Penso que nasci artista. Desde pequena sempre quis imitar alguém, ser bailarina de circo, na minha época era o que existia. Sempre sonhei ser atriz. Comecei como educadora, profissão que reputo de uma nobreza ímpar. Tive que buscar outros campos por necessidade financeira para garantir meu amanhã, para sobreviver e ajudar a família, por isso tive que postergar o sonho de ser atriz. Foi aí que entrei no BNB. Porém, todo tempo é tempo para se recomeçar. Ao me aposentar, investi no meu sonho de atriz, fiz como as ondas do mar: de cada recuo um avanço. E tem dado certo, história que estou a contar aos 80 anos.

Como se manter motivada e produtiva para novos desafios?

A vontade de viver, pois a vida são escolhas e cabe a você escolher como deseja vivenciá-la. A motivação está dentro de você. E exercitando-a você sempre irá visualizar uma estrada, nela seguindo em busca de vivenciar o passar dos anos, no desejo maior de alcançar metas e obter sucesso em seus novos objetivos. Nunca podemos deixar de sonhar, pois o sonho é o que faz você ultrapassar barreiras e alcançar vitórias, de sentir motivação para novas conquistas. “Nada é maior do que o seu sonho- Nietzsche.

Além da carreira como atriz, como é sua rotina de aposentada?

Na verdade eu me aposentei do BNB. A vida continuou e fui vivenciando outros papéis,  buscando desenvolvê-los com eficácia, ética, qualidade e profissionalismo. Penso isso acontecer com o cotidiano de todas as pessoas. Fui do Sindicato das Secretárias. Voluntária da AABNB. Instrutora do CETREDE. Fiz Pedagogia. Especialização em Gerontologia Social  (Queria saber como envelhecer com qualidade de vida). Faço parte do Fórum Bem Viver, do Shopping BENFICA, um trabalho bonito que oferta bons momentos aos idosos frequentadores do Shopping, onde já interpretei, dou palestra, colaboro com a programação festiva do mês e por ai vai.

Voltei-me para a cultura, três grupos de teatro, ganhei meu livro, digo não ser um livro mais recortes do meu viver, escrito pelo amigo Antônio Marcelo, canto em coral, sou  produtora cultural e sigo como Quintana jogando fora as horas amargas da vida e vibrando por estar viva.

E fui diagnosticada com dois aneurismas cerebrais, ainda em busca de uma solução por ser de alto risco uma cirurgia de cabeça, numa idosa de 80 anos. Desde que soube tenho vivido mais intensamente os meus dias. Já estou tratando do meu inventário. Gente, como eu tenho tralhas. Não quero deixar problemas para ninguém. Confesso que é difícil conviver com uma morte anunciada. Por isso estou investindo e muito no meu Grupo de Teatro com o PASTORIL onde faço A Estrela e pedindo a papai do céu para manter os meus aneurismas acomodados, até o final do ano.

Qual a importância da Capef em sua vida como aposentada?

A certeza de poder vivenciar um amanhã com segurança, tranquilidade e paz. Num mundo tão conturbado, de tantas incertezas, isso significa muito para quem entra na Maturidade, período que inicia a imposição de se ressignificar na sua continuidade neste planeta azul. Temos sempre que estar de braços dados com a nossa Capef.

Qual mensagem deixaria para o público do PID?

Que vejam no amanhã luz e beleza, o surgimento do despertar de um novo dia em que você irá se deleitar numa colcha de retalhos construída com amizades e bordada com o bem querer. Invista em seus sonhos, nunca desistindo por causa do tempo que você vai levar para realizá-los, pois o tempo vai passar de qualquer forma. E disse Mário Lago: “Fiz um acordo de coexistência pacífica com o tempo. Nem ele me persegue, nem eu fujo dele. Um dia a gente se encontra".

Avançar nesse limiar de mundo com a certeza de que irá descobrir novos horizontes, fazer novos amigos, realizar novas tarefas, obter novas conquistas,  lembrando que com o tempo a gente vai se acostumando com as mudanças, a conviver com a presença de alguns e a ausência de outros. È o recomeçar,  refazer, reflorir e realizar de Cora Coralina. Saber que “O bonito da vida é poder bordar histórias, costurar sonhos e desatar os nós de nossos dias!!!

Avalie este conteúdo
Avalie este conteúdo!
Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria esse conteúdo para um amigo/familiar?
Obrigado pela sua participação!
Pessoas como você fazem da Capef um lugar melhor para todos :)
Erro ao enviar a pesquisa.