Dia da Juventude: 5 motivos para começar a investir o quanto antes

12 de agosto de 2022
Avalie este conteúdo

Dia da Juventude: 5 motivos para começar a investir o quanto antes

11/8/2022
Acessibilidade
Avalie este conteúdo
Acessibilidade

Dia da Juventude: 5 motivos para começar a investir o quanto antes

12 de agosto de 2022
Ver informativoVer informativo
Avalie este conteúdo

Dia da Juventude: 5 motivos para começar a investir o quanto antes

11/8/2022

Sabia que o Dia Internacional da Juventude é celebrado no dia 12 de agosto? Seja você jovem ou não, é sempre bom descobrir a origem das coisas. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas - ONU em 1999 e tem como objetivo, até hoje, enaltecer o papel da população mais nova e o seu poder de mudança, especialmente no que tange aos desafios do mundo.

Quando somos crianças, o futuro parece tão distante que nem questionamos a sua existência. As maiores preocupações eram o horário do próximo desenho animado, o momento de sair para brincar na rua ou, para os mais criativos, a escolha da profissão na vida adulta. Tempo bom é a infância, quando não somos assolados por questões financeiras - com sorte, devidamente protegidos dos males do mundo pelos nossos pais.

Crescer é perigoso, já dizia o livro homônimo de Marcia Kupstas. As situações de vida ficam mais reais, os pés mais fincados no chão e as preocupações com dinheiro aparecem - ainda que comecem simples, como comprar uma roupa que se deseja ou ir ao cinema. A lista de sonhos é interminável, especialmente quando a cabeça ainda é povoada por tantas ideias mirabolantes sobre o que fazer da vida em um amanhã que custa a chegar.

Se formos comparar os jovens de 20 anos atrás com os de hoje, a diferença é gritante. O digital está tão enraizado em todos, que bebês de 2 anos já sabem o que é a tal da touch screen. Pequenos de 5 anos já formam as primeiras frases em inglês e há milionários de 8 anos com canais famosos no Youtube. Os paradigmas mudaram e a forma de lidar com dinheiro, também.

O coronavírus, o último problema mundial que assolou o planeta, mostrou a todos que é preciso, sim, ter uma preocupação constante com o futuro e que ela começa neste exato instante. Os traumas que a pandemia deixou em todos são inegáveis e isso também afetou a juventude dessa época. Muitos entenderam que é preciso ter uma reserva de emergência e que, embora o futuro a Deus pertença, ele precisa ser construído com nossas próprias mãos.

Aproveitando essa nova leva de sedentos juvenis para construir um futuro tranquilo, trazemos nesta data tão icônica 5 razões para começar a investir cedo. Quanto mais cedo, melhor! Anote:

1) Tempo é dinheiro

O melhor momento para começar a investir é o mais cedo possível. Quanto antes for o início, maiores serão as vantagens, pois o tempo de contribuição para acúmulo de recursos será maior. Usando como exemplo a Previdência Privada, ao se iniciar jovem, fica muito mais fácil alcançar o objetivo de uma aposentadoria com renda confortável. Começar cedo vai exigir menos sacrifícios ao longo do caminho. Além disso, com mais tempo investindo, mais tempo o dinheiro tem para gerar rendimentos e aumentar ainda mais o conforto no futuro.

Para ilustrar esse tópico, trazemos uma simulação, mostrando a projeção de benefício vitalício mensal de alguém que adere ao Plano CV I da Capef em diferentes idades, contribuindo com R$ 500,00 por mês e se aposentando aos 65 anos.

Conforme pode ser observado, quanto mais anos se posterga a decisão de aderir ao plano, o benefício de renda vitalícia se torna menor, pois vai se reduzindo o tempo de acúmulo de recursos. Isso significa que, para alcançar uma renda satisfatória, torna-se necessário um maior esforço, ou seja, um investimento de maior valor, para alcançar um nível de renda que esteja de acordo com as expectativas no futuro.

2) Ter dinheiro para fazer, literalmente, o que quiser da vida

Melhor argumento para um jovem que busca independência não há. Se a idade mais nova proporciona energia, mas não liberdade, é o dinheiro que apoiará os desejos mais loucos de independência. Seja viajar pelo mundo e conhecer países, abrir o próprio negócio ou estudar fora, começar a investir cedo é a chave que abre as portas mais livres de todas. Uma boa reserva financeira torna mais certos os dias de incertezas vindouras.

3) Tranquilidade para investir nos hobbies

É na adolescência que aparece o conflito entre fazer o que gosta e fazer o que dá dinheiro. Investir desde cedo ajuda a tomar a decisão sobre que rumo de carreira tomar. Com os pés no chão, a maioria das pessoas tende a buscar o que dá mais estabilidade financeira. Porém, com dinheiro investido, rendendo e trabalhando pelo indivíduo, é uma segurança para seguir trilhas não convencionais de profissão.

4) Os benefícios começam hoje!

Investir em certos produtos pode render frutos nos dias de hoje, sem precisar esperar para receber benefícios só lá na frente. Na Previdência Privada, por exemplo, é possível deduzir as contribuições da base de cálculo do Imposto de Renda (caso este jovem já trabalhe). Além disso, no Plano CV I da Capef também existem os benefícios de risco, que protegem o investidor, e sua família, contra situações adversas, como falecimento ou invalidez.

5) Construir um império e deixar um legado

Apesar dos jovens e adolescentes serem encarados, pelas mentes mais tradicionais e conservadoras, como inconsequentes, muitos deles querem deixar um legado. Alguns sonham em ter filhos e construir uma família grande. Investir agora é a garantia de conseguir alcançar esse sonho sem medo ou frustrações, além de oferecer o melhor para os seus herdeiros. No fim das contas, educação de qualidade para as crianças é um dos investimentos mais caros da atualidade.

Se você ainda não começou seus investimentos para o futuro, inicie seu planejamento financeiro o quanto antes e inscreva-se no Plano CV I da Capef!

SIMULAR ADESÃO

Caso já tenha aderido ao Plano CV I, lembre-se de manter uma rotina de aportes facultativos!

Você incrementa seu benefício, paga menos Imposto de Renda e garante uma tranquilidade financeira ainda maior no futuro.

SIMULAR APORTE FACULTATIVO

Avalie este conteúdo
Avalie este conteúdo!
Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria esse conteúdo para um amigo/familiar?
Obrigado pela sua participação!
Pessoas como você fazem da Capef um lugar melhor para todos :)
Erro ao enviar a pesquisa.