Assuma o controle do seu futuro

Avalie este conteúdo

Assuma o controle do seu futuro

15/8/2018
Acessibilidade
Avalie este conteúdo
Acessibilidade

Assuma o controle do seu futuro

Ver informativoVer informativo
Avalie este conteúdo

Assuma o controle do seu futuro

15/8/2018

A reforma da Previdência tem sido motivo de debates pelo país nos últimos meses. Apesar de a votação do projeto ter sido suspensa pelo governo, o assunto continua presente no dia a dia do brasileiro.

Embora polêmico, esse tema apresenta um ponto consensual: o benefício do INSS, por si só, não será suficiente para atender nossas expectativas e necessidades na aposentadoria.

Tendo isso em mente, surge a necessidade de uma reflexão: qual futuro você quer para você?

Se a sua resposta for segurança e tranquilidade, é fundamental que você inicie, o mais rápido possível, a se planejar e adotar uma postura mais proativa com relação ao seu dinheiro.

É fato que caso tenha aderido ao Plano CV I, você já deu um grande passo, transformando seu sonho de um futuro tranquilo em um objetivo alcançável. No entanto, mesmo que esse tenha sido um passo essencial para a conquista das suas metas, lembre-se que estamos falando de um objetivo de longo prazo, o qual pode chegar a três décadas e meia.

Desta forma, você precisa conhecer as particularidades do seu plano de previdência, pois isso lhe permitirá entender como e por que você deve participar ativamente da gestão do seu futuro.

CARACTERÍSTICAS DO PLANO CV I

Inicialmente, é fundamental compreender que grande parte do Plano CV I é estruturado na modalidade de Contribuição Definida. Ou seja, o que está previamente definido é a contribuição. O benefício será conhecido somente no momento da fase de recebimento e será um resultado das contribuições acumuladas.

Guilherme Brum Gazzoni, líder da equipe da Mercer no Rio de Janeiro, publicou um artigo no site da instituição em que atua, falando sobre como Participantes de planos dessa modalidade devem se preparar. Confira um trecho:

“O primeiro passo que o participante deve observar é entender como funciona um Plano de Contribuição Definida. Trata-se, essencialmente, de um veículo de preparação para a aposentadoria, que permite a arrecadação de contribuições para formação de um saldo, a valoração do mesmo através de aplicações financeiras realizadas pela Entidade gestora e o posterior recebimento de renda, a qual, independentemente das formas oferecidas pelo Plano, será necessariamente proporcional ao saldo disponível.

Ou seja: quanto maior for a contribuição do participante e quanto melhor for a rentabilidade obtida pela Entidade, melhor será a renda futura. Como essa é a regra do jogo, acho muito recomendável que o participante comece seu planejamento para a aposentadoria pelo fim, identificando onde deseja chegar.

Ou seja, é fundamental ter uma meta, que reflete o quanto ele entende ser necessário acumular até o dia da aposentadoria. Com a meta na cabeça, atenção ao nível contributivo. Contribuir não basta, é necessário contribuir adequadamente. Há simuladores que ajudam a projetar qual será o montante disponível de acordo com o nível de contribuição mantida, com a rentabilidade esperada para o plano e com o tempo que falta até a aposentadoria.

Também é importante ficar de olho na rentabilidade do plano. A diferença entre o que se espera e o que de fato se realiza pode mudar drasticamente a renda disponível na aposentadoria”.

META DE BENEFÍCIO

Já para auxiliar nossos Participantes, a arquitetura do CV I possui um mecanismo de meta de benefício intencionada, mas nunca prometida, cujo objetivo principal é criar um parâmetro de valor de benefício projetado a ser perseguido para a definição do custeio individual do plano.

A meta está calibrada para buscar uma renda previdenciária – o benefício do INSS somado ao benefício do Plano CV I e Plano BD (quando houver) – equivalente a 80% do salário no final da fase ativa do participante, proporcional ao número de contribuições ao plano.

Destaca-se, no entanto, que o alcance parcial ou total desse objetivo também dependerá de uma série de fatores, dentre eles:

VALORES APORTADOS
O seu benefício será proporcional aos valores que você investir.

RENTABILIDADE DOS INVESTIMENTOS
Em um investimento de 35 anos, a rentabilidade pode representar até 2/3 da poupança acumulada.

TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO
Quanto mais tempo você contribuir, menor será o seu esforço e maiores os resultados.

ASCENSÃO PROFISSIONAL
A meta de benefício será de acordo com o seu salário estimado no último dia de trabalho, por isso sua ascensão profissional é uma variável importante.

* O percentual de contribuição é limitado de acordo com o regulamento (7,5% para contribuição normal e 4,5% para a contribuição extraordinária)

COMO SER PARTE ATIVA?

Diante do que foi apresentado, chega-se à conclusão de que: como Participante do Plano CV I, é fundamental que ao longo desses anos você invista não somente aquela parcela mensal do seu salário ao plano, mas também um pouco de esforço/tempo para acompanhar de perto a gestão do seu investimento e, assim, assumir o controle do seu futuro.

Para lhe ajudar nesse processo, apresentamos algumas dicas de como você pode fazer parte ativa da gestão dos seus investimentos.


1 - LEIA OS INFORMATIVOS
Para que você tenha informações que lhe permitam tomar decisões mais assertivas, disponibilizamos uma série de informativos: Acontece, E-mail Marketing, Fazendo Hoje Seu Amanhã, Relatório Anual de Informações, Site.

Por esses canais, além de acompanhar o desempenho das aplicações, você poderá ter acesso a novidades que podem impactar seu benefício, como: adequações nas premissas do Plano, acontecimentos globais que impactam na rentabilidade da carteira, dentre outras.

2 - PARTICIPE DOS EVENTOS PRESENCIAIS
Sabemos da importância de estarmos próximos do Participante. Por isso, realizamos eventos presenciais que unem nossos dirigentes e participantes, como o Encontro com Participantes e o Seminário de Investimentos, que promovem debates e troca de conhecimentos.

3 - REALIZE SIMULAÇÕES
Na área restrita do nosso site, possuímos um simulador de Aposentadoria (menu “Simuladores”, opção “Aposentadoria”). Periodicamente, acesse esse campo para saber como está o valor presente do seu benefício projetado. Assim, você saberá se o valor previsto está atendendo suas expectativas.

4 - EFETUE APORTES FACULTATIVOS
Também na área restrita do nosso site é possível simular e efetuar aportes facultativos ao Plano (menu “Simuladores”, opção “Aporte Facultativo”). Essa opção é importante para que você mantenha seu benefício adequado ao seu projeto futuro.

5 - ATENTE-SE À REVISÃO DO CUSTEIO
Anualmente, a Capef realiza em dezembro o processo de Revisão do Custeio. A finalidade é adequar a taxa de contribuição do Participante à meta de benefício intencionada, sendo considerados: o saldo atualizado da conta individual, a estimativa de evolução salarial do funcionário e os eventos ocorridos no ano (reajuste salarial, alteração de função comissionada e atualização do teto de contribuição do INSS). Nessa ocasião o Participante fica por dentro da sua situação mais atualizada.

6 - ACOMPANHE O EXTRATO
Uma das principais formas de se acompanhar a evolução do seu benefício é o Extrato de Contribuições. Por esse documento, enviado mensalmente por e-mail, você tem acesso a uma série de informações, como: saldo acumulado, movimentação do mês, rentabilidade do Plano, dentre outras.

E atendendo à demanda de Participantes, a partir de agosto, o Extrato ganha uma nova roupagem! A fim de torná-lo mais simples e compreensível, desenvolvemos um novo layout que facilitará ainda mais o seu acompanhamento!

Avalie este conteúdo
Avalie este conteúdo!
Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria esse conteúdo para um amigo/familiar?
Obrigado pela sua participação!
Pessoas como você fazem da Capef um lugar melhor para todos :)
Erro ao enviar a pesquisa.