Nossa História

A- A+

Fundada no dia 8 de março de 1967, a Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil – Capef ocupa o 30º lugar entre as 260 Entidades Fechadas de Previdência Complementar associadas da ABRAPP – Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, classificando-se como o segundo maior Fundo de Pensão do Norte e Nordeste.

Seus Patrocinadores são: o Banco do Nordeste do Brasil S.A. – BNB, na condição de Patrocinador Fundador, a Caixa de Assistência dos Funcionários do BNB – Camed e a própria Capef.

Atualmente, a Capef administra um Plano do tipo Benefício Definido (BD) e um Plano de Contribuição Variável (BD + CD), aprovado pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) em março de 2010, destinado inicialmente aos funcionários do BNB e da própria Capef.

Durante esses 50 anos de experiência da Capef, o Plano BD reuniu um Patrimônio de Investimento de mais de R$ 3,4 bilhões e superou grandes desafios. O maior deles foi a recuperação efetiva do equilíbrio atuarial – com a adoção de medidas negociadas entre seus Patrocinadores e Participantes – trocando as incertezas de anos de litígio judicial por um acordo que propiciou nova expectativa de futuro para todos.