Onde são aplicados os recursos que invisto no meu plano

A- A+
19 de agosto de 2016

Edição 8

Onde são aplicados os recursos que invisto no meu plano de previdência?

Nos Planos Previdenciários as contribuições realizadas pelos participantes e patrocinadores são aplicadas no mercado financeiro, de forma que os rendimentos obtidos incrementem a poupança previdenciária. Por se tratar de um investimento de longo prazo, a rentabilidade obtida nessas aplicações representa, geralmente, a maior parte da reserva constituída para pagar os benefícios previdenciários.

Existem seis modalidades as quais os fundos de pensão podem aplicar esses recursos. São elas: renda fixa, renda variável, investimentos estruturados, investimentos no exterior, imóveis e operações com participantes. Para conhecer o significado de cada uma dessas modalidades, clique aqui.
 

Com o objetivo de preservar o equilíbrio econômico-financeiro entre os ativos (investimentos) e o passivo atuarial (obrigações) do plano e zelar pelo direito futuro do Participante, a aplicação dos recursos previdenciários investidos pelas Entidades Fechadas de Previdência Complementar deve se submeter a regras gerais, estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional – CMN. Dessa forma, a Resolução CMN Nº 3.792 estabelece diretrizes para aplicação dos recursos dos planos, inclusive limites legais de alocação por modalidade de investimento, conforme o quadro abaixo.

Alocação dos Recursos

A seguir, conheça em quais segmentos estão aplicados os recursos do seu Plano Previdenciário.

Plano BD 

Plano CV I


Posição: Julho/2016

Objetivando manter o participante da entidade cada vez mais informado, a Capef utiliza vários canais de comunicação para disponibilizar os resultados mensais dos Planos por ela administrados, são eles:

Além da legislação acima comentada, a gestão dos recursos financeiros dos planos de benefícios administrados pela Capef tomam por base as diretrizes estabelecidas pela Política de Investimentos, que será tema da próxima edição do Conheça Seu Plano. Fique atento!

 

Curso Gestão dos Investimentos

Para aqueles que desejam conhecer melhor o Mercado Financeiro, destacamos que a Capef oferece o curso “Gestão dos Investimentos”, por meio de uma plataforma gratuita de Ensino a Distância.


Saiba Como Participar:
• Acesse www.capef.com.br/ead/login
• Digite seu CPF no campo “Usuário”
• Digite a senha C@pef2015 no campo “senha”. Após logado, você deverá alterar a sua senha de acesso.

Veja todas as edições publicadas na série “Conheça Seu Plano” clicando aqui.