É possível aumentar ou diminuir a contribuição?

A- A+
5 de agosto de 2016

Edição 6

Posso aumentar ou diminuir o meu percentual de contribuição ao Plano na fase ativa?

PLANO CV I

Conforme informado na edição 3, o percentual de contribuição individual do Plano CV I é atuarialmente calculado em função da meta previdenciária, que embora intencionada e não assegurada, visa o alcance de uma renda previdenciária de 80% do salário do funcionário no final de sua fase laborativa, deduzido o benefício da Previdência Social, não podendo ser modificado pelo Participante.

Anualmente, entretanto, é realizada a revisão do custeio do plano com a finalidade de adequar a taxa de contribuição à meta de benefício intencionada.

Por ocasião dessa revisão, é facultada ao Participante a alteração de alguns parâmetros do custeio, dentre esses a taxa de contribuição, com redução de até 25%, sendo reduzida também, na mesma proporção, a correspondente contribuição do Patrocinador. Ressalte-se que, nesse caso, o saldo da conta individual acumulará menos recursos e a Meta Previdenciária poderá não ser alcançada integralmente. Para os Participantes com redução de contribuição já implementada, é possível a sua exclusão ou a alteração do percentual de redução.

Para os Participantes Ativos que desejem incrementar o benefício futuro de aposentadoria, é possível a realização de Contribuições Facultativas, de forma regular ou esporádica, não existindo contrapartida do Patrocinador, ou ainda aportar recursos de outros planos, se existente, por meio do Instituto da Portabilidade, como apresentado na última edição desse informativo.

 

PLANO BD

No Plano BD, não é possível aumentar ou diminuir o percentual de contribuição. Isso porque, nos planos na modalidade de Benefício Definido, a contribuição na fase ativa é definida anualmente no plano de custeio, com vistas a garantir o pagamento do benefício definido no regulamento vigente do plano.

Veja todas as edições publicadas na série “Conheça Seu Plano” clicando aqui.