Conheça as Regras dos Benefícios dos Planos BD e CV I

A- A+
30 de setembro de 2016

Edição14 – 30 de Setembro de 2016

Conheça as Regras dos Benefícios dos Planos BD e CV I

Nesta edição do “Conheça seu Plano” iremos abordar os valores e as regras de atualização dos benefícios dos Planos BD e CV I.


PLANO BD

Conforme informado na edição anterior do “Conheça seu Plano”, os benefícios ofertados pelo Plano BD são: Aposentadoria (por Tempo de Contribuição, por Idade e por Invalidez), Pensão e Pecúlio.

Valor dos Benefícios

Para saber o valor do seu benefício de Aposentadoria ou de Pensão, acesse o site da Capef, selecione o menu “Simuladores”, submenu “Plano BD”, opção “Aposentadoria” ou “Pensão”, utilizando, em seguida, login (CPF) e senha de acesso. Se preferir, acesse um dos links abaixo:

No Plano BD, o Pecúlio corresponde a três vezes o valor do benefício de Aposentadoria do Participante falecido, não podendo ser inferior a R$ 3.245,82(*).

(*) Posição 2016

 

Regra de Atualização do Benefício:

O valor do benefício é atualizado anualmente, de acordo com a rentabilidade dos investimentos, não podendo o índice de reajuste ser superior a 100% nem inferior a 30% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Importante destacar que reajustes concedidos abaixo da variação do INPC a partir de 2009 podem ser recompostos com rentabilidades excedentes à meta atuarial do Plano, verificadas a partir de 2012.

PLANO CV I

No Plano CV I, estão previstos os benefícios de Aposentadoria (Programada e por Invalidez), Pensão (de Aposentado Programado, de Aposentado por Invalidez e de Ativo), e Pecúlio (de Aposentado Programado, de Aposentado por Invalidez e de Ativo).


Valor dos Benefícios

Na tabela abaixo, apresentamos como é calculado o valor de cada benefício do Plano.


* Família Padrão: Para fins de planejamento da contribuição individual, considera-se uma família padrão composta de cônjuge de mesma idade do Participante e de dois filhos válidos nascidos nas idades do Participante correspondentes a 25 e 26 anos. 

 

Benefícios de Risco e Capital Complementar

No caso dos benefícios de Aposentadoria por Invalidez, Pensão de Aposentado por Invalidez, Pensão de Ativo, Pecúlio de Aposentado por Invalidez e Pecúlio de Ativo, denominados de Benefícios de Risco, o Plano prevê um Capital Complementar, que gera recursos adicionais à conta individual do Participante, com a finalidade de custear o pagamento de benefícios de valores compatíveis com a renda previdenciária projetada, considerando um mínimo de 210 contribuições individuais. Esse capital complementar é oriundo do pagamento da taxa de custeio dos benefícios de risco, cobrada na contribuição mensal.


Simulação dos Benefícios

Para simular o valor do seu benefício de Aposentadoria, acesse o site da Capef, selecione o menu “Simuladores”, submenu “Plano CV I”, opção “Aposentadoria”, utilizando, em seguida, login (CPF) e senha de acesso. Se preferir, acesse o linkabaixo:

Pagamento dos BenefíciosAbaixo, apresentamos as fases de pagamento dos benefícios:

O benefício de Pensão de Aposentado Programado é pago em duas fases caso o Aposentado venha a falecer durante a fase de renda certa a prazo certo e, em uma única fase vitalícia, se o óbito ocorrer após esse período. Já os benefícios de Aposentadoria por Invalidez, Pensão de Ativo e Pensão de Aposentado por Invalidez, enquadrados como benefícios de risco, são pagos em fase única vitalícia.

Veja todas as edições publicadas na série “Conheça Seu Plano” clicando aqui.