Como aumentar o seu benefício de aposentadoria

A- A+
20 de julho de 2016

Edição 5

Como posso aumentar o meu benefício de aposentadoria?

PLANO CV I

No Plano CV I, em virtude do benefício ser calculado em função do saldo acumulado na conta individual durante a fase ativa, o Participante Ativo tem a opção de incrementar seu benefício futuro de aposentadoria das seguintes formas:

  • Efetuando Contribuições Facultativas, as quais poderão ser realizadas de forma regular ou esporádica, não existindo contrapartida do Patrocinador. Ressalte-se que as contribuições facultativas deduzem a base tributária na fonte, se descontada da folha, e podem reduzir o valor do Imposto de Renda a pagar.

    (Para simular e realizar aportes facultativos, acesse a área restrita do nosso site, menu “Simuladores”, opção “Aporte Facultativo”)

  • Por meio da “Portabilidade”, instituto previdenciário que permite ao Participante transferir os recursos de outros planos de Entidade aberta ou fechada para a Capef, com a vantagem adicional da isenção do pagamento da taxa de administração da fase ativa.

    (Para simular e realizar uma “Portabilidade”, acesse a área restrita do nosso site, menu “Simuladores”, opção “Portabilidade”).

 

PLANO BD

Nos planos na modalidade de Benefício Definido, como é o caso do Plano BD da Capef, as contribuições aportadas ao plano são destinadas para uma conta coletiva e os valores a serem recebidos na aposentadoria são previamente definidos.

Dessa forma, nesse plano não há a opção de incremento de benefício por meio de Aporte Facultativo ou Portabilidade. Contudo, há outras formas para o Participante Ativo aumentar seu benefício futuro de aposentadoria.

Como?

Aderindo ao Plano CV I após encerrar as contribuições para o Plano BD

Após concluir o pagamento das 360 contribuições do Plano BD, o Participante Ativo pode optar por aderir ao Plano CV I, incrementando sua renda total na aposentadoria e contando ainda com a vantagem da contrapartida do Patrocinador.

Vale ressaltar que a adesão somente é permitida até o prazo de 120 dias da data de encerramento das contribuições para o plano BD.

Clique aqui para simular sua adesão.

Interrompendo as contribuições ao Plano BD para aderir ao Plano CV I

Os participantes contribuintes do Plano BD têm a opção de antecipar o encerramento dessas contribuições para imediata adesão ao Plano CV I.

Nesse caso, o benefício do Plano BD é calculado de forma proporcional à quantidade de contribuições realizadas quando o participante atender aos critérios de elegibilidade para aposentadoria.

Para auxiliar o Participante nessa decisão, foi disponibilizado em nosso site um simulador que compara, dentre essas opções, a mais vantajosa para o participante.

(Para simular, acesse a área restrita do nosso site, menu “Plano CVI”, opção “Comparação BD x CV”)

Veja todas as edições publicadas na série “Conheça Seu Plano” clicando aqui.